10 de novembro de 2014

Eternamente Sheldon

Os números de Sidney Sheldon impressionam: 250 roteiros para televisão, 25 filmes, seis peças para Brodway e mais de 300 milhões de livros vendidos, em mais de 180 países e 50 idiomas. Nascido em um lar pobre, na época da Grande Depressão, Sheldon foi o único de sua família que terminou os estudos. Decidido a se tornar escritor, ainda adolescente, partiu de Chicago para Los Angeles e foi até os maiores estúdios de cinema em busca de uma oportunidade. Em poucos dias começou a trabalhar no Universal Studios, como "leitor profissional", fazendo sinopses de livros para os produtores.
Serviu na II Guerra Mundial e, ao voltar, começou a escrever musicais para a Brodway e roteiros para a Paramount e MGM. Foram mais de doze anos de sucesso, que renderam o Oscar pelo filme O Solteirão Cobiçado. Esse foi o primeiro prêmio de Sheldon, que recebeu três dos maiores prêmios do entretenimento: Oscar (1948), Toy Awards (1959) pela peça Redhead e o prêmio Edgar Allan Poe (1969) pelo livro A Outra Face, além de ter sido indicado ao Emmy Awards pela série Jennie é um Gênio.
Em 1969, quando o autor escreveu A Outra Face, é que seu nome começaria a se espalhar por dezenas de países. Deste seu primeiro livro até 2004, Sheldon escreveu mais dezessete romances, sempre envolvendo o leitor em tramas policiais, repletas de elementos dramáticos. Entre seus livros, estão títulos famosos como: O Outro Lado a Meia-Noite, a Herdeira, O Reverso da Medalha, Quem Tem Medo do Escuro? e O Plano Perfeito. Em 2006, escreveu o livro autobiográfico O Outro Lado de Mim: Memórias.
Sidney Sheldon morreu em 30 de janeiro de 2007, aos 89 anos, vítima de uma pneumonia. Dois anos antes, ele conhecera e elogiara o trabalho de uma fã, a autora Tilly Bagshawe. ela mandou para Sheldon um exemplar do seu livro Adorada, que havia lançado em 2005 e, apesar de ter recebido a carta do escritor, nunca pôde conhecê-lo pessoalmente.
Ainda assim, Tilly foi escolhida pela viúva e sua filha para continuar o legado do escritor, como uma herdeira literária. Ela escreveu A Senhora do Jogo, continuação do livro O Reverso da Medalha que é vendido sob sua autoria, mas sob a marca Sidney Sheldon. O mesmo acontece com Depois da Escuridão, que também foi escrito por Tilly, mas traz impresso na capa do nome de Sidney Sheldon, em letras bem maiores que o nome da autora.
Essa prática - que já aconteceu com Ian Fleming, por exemplo - utiliza o nome do autor consagrado como marca e escolhe um ou mais autores para continuar o seu legado. As herdeiras de Sheldon acompanham a obra de Tilly para garantir a fidelidade do romance com o estilo do grande autor e perpetuar sua obra.

2 comentários:

  1. Vera Lucia
    Que maravilha ! Parabens ! O Reverso da Medalha é o meu livro de cabeceira. Tenho paixão pelos livros do Sdney Sheldon e Agatha Christie e aqui no Brasil meus escritores preferidos são Jorge Amado e Raquel de Queiroz.
    A titulo de sugestão, uma postagem dessa com Jorge Amado ou Raquel de Queiroz seria divino
    Abraços
    JOÃO HERCULANO OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo João Herculano, é sempre um prazer ler seus comentários aqui no blog. Que bom saber de seus autores preferidos, pois já tenho programada uma postagem de Agatha Christie para a próxima semana. Quanto a Jorge Amado e Raquel de Queiroz vou acatar o seu pedido e em breve farei uma postagem com esses dois autores brasileiros.
    Abraços e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...