15 de dezembro de 2014

Depoimento de Vera Lúcia Couto dos Santos a Haroldo Costa para o livro Fala, Crioulo

Entre os depoimentos reunidos no livro Fala, Crioulo, de Haroldo Costa, (Record), estão as revelações de Vera Lúcia Couto dos Santos. Para os mais novos, um breve perfil. Vera empolgou o Rio, em 1964, quando foi eleita Miss Renascença e, depois, Miss Guanabara. Quer dizer: empolgou a maioria, mas irritou a ala racista. Eleita Miss Guanabara no ano do Quarto Centenário da cidade? A primeira negra a conseguir tal título? Era demais, o society entrou em crise. No depoimento a Haroldo Costa, Vera conta que preconceito não era novidade para ela. Ainda aluna da escola Sagrado Coração de Maria, no Méier, ficava sempre isolada no recreio. Era uma das alunas com o uniforme mais bem cuidado e isso a tornava alvo de agressões verbais: "Essa crioula metida à branca compra tudo do bom e do melhor", diziam. Às vésperas de concorrer ao Miss Brasil como representante carioca, recebeu telefonemas anônimos que tentavam convencê-la a desistir "porque um grupo de senhoras da sociedade comprou mesas especialmente para vaiar". Na noite do desfile, quando fez sua primeira passagem na passarela, ouviu uma dessas senhoras gritar: "Sai daí, crioula! Teu lugar é na cozinha! Não se manca não?" Vera foi eleita Miss Brasil 2, perdeu para Miss Paraná. A Fatos e Fotos cobriu o concurso, em julho de 1964, e registrou que Vera Lúcia Couto dos Santos ganhou o segundo lugar, "mas sob polêmica". No livro Fala, Crioulo, Vera diz que considerou aquele segundo lugar uma vitória. E foi pelas circunstâncias adversas.

* Em tempo: o ano do IV Centenário foi em 1965 e não em 1964 como diz o texto.

2 comentários:

  1. Parabéns Vera Lúcia, por esse resgate histórico da primeira miss brasileira afrodescendente a representar o Brasil nas passarelas internacionais. Apenas uma correção de datas; o IV Centenário do Rio de Janeiro ocorreu em 1965. Coincidentemente foi o único ano em que o Clube Renascença não participou do Miss Guanabara. A justificativa da diretoria foi que a prioridade era concluir a nova sede do clube que tinha ficado famoso no país após o vice-campeonato brasileiro e o terceiro lugar no Miss Beleza Internacional(ainda realizado na Califórnia), graças a Vera Lúcia Couto dos Santos.
    Um forte abraço, Feliz Natal e venturoso 2015.
    Muciolo Ferreira - do Recife

    ResponderExcluir
  2. Que alegria ler seu comentário aqui no blog, Mucíolo. Há tempos que queria fazer essa postagem. Quanto a data do IV Centenário, acho que foi engano do site da onde tirei e não do livro do Haroldo Costa.
    Muito obrigada pela sua visita, um forte abraço pra vocês, Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde e realizações.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...