29 de junho de 2025

A Cabeça do Santo - Socorro Acioli - Projeto Lendo o Brasil

 



Tema: Projeto Lendo o Brasil
Estado: Ceará
Título: A Cabeça do Santo
Autora do livro: Socorro Acioli
Editora: Companhia das Letras
de páginas: 168
Ano de publicação no Brasil: 2014
Personagens: Samuel, Mariinha, Manoel, Francisco, Nicéia, etc.
 
- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
 Nada em particular
 
- O livro é sobre...
A história de um jovem que descobre ter o dom de ouvir as preces das mulheres para Santo Antônio.
 
- Eu escolhi este livro porque...
Estou participando do Projeto Lendo o Brasil.
 
- A leitura foi...
Muito divertida, dei boas risadas com a história.
 
- O trecho que merece destaque:
 "Eram exatamente cinco horas da manhã quando Samuel começou a acordar, atormentado, confuso. Ouvia vozes de mulheres, várias falando ao mesmo tempo. Falando, falando, falando. Parecia reza, briga, conversa, tudo ao mesmo tempo. Talvez fosse pesadelo, pareciam as mulheres do Horto. Sentou-se, assustado, acordado, mas as vozes não paravam. Mais, alto, mais forte e, sim, era reza. Parecia a voz das carpideiras, amigas de Mariinha, tirando o teço quando morria gente. Samuel saiu correndo daquela gruta maldita sem lembrar que a perna estava ferida com a mordida do cão, que estava fraco, faminto, cansado, e caiu no chão poucos metros depois. Não tinha mulher nenhuma rezando ali, não havia ninguém por perto, nem os cachorros da noite. Do lado de fora, só mato, chuva fina e silêncio, não se ouvia nenhuma voz, nem o sol fazia nenhum barulho para acordar". - pág. 32.
 
 - A nota que dou para o livro:
 4
 
- Sobre a autora: 

O Amor que Sinto Agora - Leila Ferreira - Projeto Lendo o Brasil

 



Tema: Projeto Lendo o Brasil
Estado: Minas Gerais
Título: O Amor que Sinto Agora
Autora do livro: Leila Ferreira
Editora: Planeta
de páginas: 252
Ano de publicação no Brasil: 2018
Personagens: Ana
 
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
 A ilustração com ramos de flores
 
O livro é sobre...
 O desabafo corajoso de uma filha que quebra o silêncio de uma vida
 
Eu escolhi este livro porque...
Estou participando do Projeto Lendo o Brasil.
 
A leitura foi...
Foi boa, mas acho que descobri que romance epistolar não é um dos meus preferidos.
 
O trecho que merece destaque.
"Ele era comerciante. Tinha uma loja de produtos de caça e pesca herdada do pai, que morreu cedo, e surpreendeu a clientela e a família quando decidiu romper o noivado com uma moça de família tradicional para se casar com minha avó Tereza. Ela pertencia à categoria de mulheres com passado e, em Redenção, cidadezinha encravada entre montanhas no sul de Minas Gerais, moças 'impuras' como ela não recebiam proposta de casamento. Mas Afonso, naquele entusiasmo da paixão que faz brotar generosidade onde jamais existiu, não só 'perdoou' minha avó pelos romances anteriores como prometeu assumir sua filha. Emprestou seu sobrenome para a certidão de nascimento de minha mãe e pra minha avó Tereza. Mas não demorou a exigir a contrapartida". - pág. 23.
 
A nota que dou para o livro
2
 
Sobre a autora: Leila Ferreira é formada em Letras e Jornalismo, com Mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Foi repórter da Rede Globo Minas, colaboradora de vários jornais e revistas e, durante dez anos, apresentou o programa Leila Entrevista (Rede Minas de Televisão e TV Alterosa), por onde passaram mais de 1600 entrevistados. É autora de cinco livros, entre eles os best-sellers A arte de ser leve e Que Ninguém nos Ouça (este com Cris Guerra), ambos publicados pela Editora Planeta. (Informações retiradas da contracapa do livro).

O Novo Grito do Ipiranga - Valdirene do Carmo Ambiel - Desafio Entre Estantes

 


Tema: Um livro com a capa verde (ou em tons de verde)

Mês: Junho

Título: O Novo Grito do Ipiranga

Autora do livro: Valdirene do Carmo Ambiel

Editora: Linotipo Digital

Nº de páginas: 271

Ano de publicação no Brasil: 2017

Personagens: D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia

  - Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...

A imagem de D. Pedro I entre suas duas esposas: D. Leopoldina da Áustria e D. Amélia de Leuchtenberg 

- O livro é sobre...

A exumação dos remanescentes humanos do primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro, de sua primeira esposa, D. Leopoldina e de sua segunda esposa, D. Amélia. 

- Eu escolhi esse livro porque...

Já tinha curiosidade em ler e saber como foram feitas as exumações e também porque faz parte do desafio que estou participando.

- A leitura foi...

Muito boa e de grande ensinamento, desmistificando algumas histórias que "aprendemos" na escola de forma errônea. 

- O trecho do livro que merece destaque:

"Cabelo louro claro, cútis rosada, olhos azuis e um tanto obesa, essa era a descrição física de D. Leopoldina. Uma vez que é difícil analisar os padrões de beleza da épocas, não podemos concordar com a afirmação de Otávio Tarquínio de Souza, biógrafo de D. Pedro, de que ela seria uma '(...) louraça feianona (...)' e que '(...) o casamento fora um sacrifício mútuo (...)'. Essas afirmações  podem ter sido feitas com base em ideologias para justificar as aventuras amorosas de D. Pedro. Sobre a alegada ausência de vaidade de D. Leopoldina, isso pode ser reflexo do clima e do relevo cariocas, uma vez que a princesa e depois imperatriz do Brasil era assídua companheira do marido em seus passeios a cavalo, que os levavam à Floresta da Tijuca e ao Corcovado. Sua pele clara logo ficou marcada pelo calor carioca. Já a respeito da obesidade, de 1817, quando chegou ao Brasil, até 1826, quando faleceu, D. Leopoldina ficou grávida oito vezes, incluindo dois abortos: um em 1820 e outro em 1826. Quanto à afirmação de Tarquínio de que o casamento representava um sacrifício para ambas as partes, não é o que a própria imperatriz dá a entender nas cartas que enviou ao pai. Na missiva de 12 de novembro de 1817, dias após sua chegada, ela escreveu: '(...) perdão pela letra ruim, mas meu infantil esposo está empurrando minha mão (...)'; e continua: 'Meu esposo me incumbe de lhe pedir que o faça comandante de um regimento hussardo', pedido que foi aceito por Francisco I que, depois de pedir as medidas de D. Pedro, o kaiser lhe enviou a farda, mostrando respeito pelo genro". pág. 38.  

- A nota que dou para o livro:

 4

 - Sobre a autora:Valdirene do Carmo Ambiel é historiadora, formada no Centro Universitário Assunção (UNIFAI), SP, 2009. Mestra em Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2013. Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Foi auxiliar nas pesquisas do Projeto de Arqueologia Funerária no Mosteiro da Luz, nas escavações no cemitério interno do Mosteiro, em São Paulo. Trabalhou na Prospecção Arqueológica no Quartel da Luz, São Paulo e nas Pesquisas Arqueológicas e Antropológicas nos remanescentes humanos do Diplomata e Pai da História do Brasil, Francisco Adolfo de Varnhagem, Visconde de Porto Seguro, em 2016, no Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba, como arqueóloga responsável, ao lado do médico legista e biólogo Dr. Luiz Roberto Fontes. (Informações retiradas da contracapa do livro).  

26 de junho de 2025

Hoje é Aniversário da Cidade de Umuarama, que Elegeu Cinco Misses Paraná

 





A fundação de Umuarama está intimamente ligada à inauguração dos primeiros escritórios da Companhia Melhoramento Norte do Paraná. No exato lugar onde funcionava o escritório dessa Cia, em 26 de junho de 1955 foi instalada a Prefeitura da recém fundada cidade de Umuarama, cujo texto diz: "Aos vinte e seis dias do mês de junho de um mil novecentos e cinquenta e cinco, a Companhia Melhoramento Norte do Paraná, representada por seus diretores e chefes de serviço, declara inaugurada a cidade de Umuarama, situada no Núcleo Cruzeiro, quilômetro 522, da linha ferroviária que de Ourinhos demanda Guaíra, município de Cruzeiro do Oeste e Comarca de Peabiru. Umuarama, 26 de junho de 1955". O verbete Umuarama segundo o seu autor, professor Francisco da Silva Bueno, significa "lugar ensolarado, alto, de bom clima, para encontro de amigos". Umuarama fica distante da Capital Curitiba, 558 km e sua população é de 117 095 habitantes, segundo o IBGE de 2022. Conhecida como a "Capital da Amizade", a cidade é uma das principais do Paraná e polo da região de Entre Rios, região esta com população estimada em aproximadamente 410 000 habitantes.

Umuarama tornou-se o município que mais elegeu Misses com destaque no Miss Paraná. São 5 Misses eleitas pelo Estado até o presente momento, sendo uma Miss Brasil. Sem falar nas finalistas, que quase todos os anos preenchem o top 5 no concurso Estadual.

- Elaine Lopes, Miss Paraná 2003, finalista no Miss Brasil (in memorian);

- Vivian Noronha Cia, Miss Paraná 2007, 3º lugar no Miss Brasil;

- Bronie Cordeiro Alteiro, Miss Paraná 2008, semifinalista no Miss Brasil;

- Gabriela Cristina Pereira, Miss Paraná 2011, semifinalista no Miss Brasil;

- Raissa Santana, Miss Paraná 2016, Miss Brasil 2016.

10 de junho de 2025

Hojé é Aniversário de Foz do Iguaçu, que Elegeu uma Miss Paraná

 




 Foz do Iguaçu está localizado na região oeste do Paraná. Fica distante da Capital Curitiba 643 km e sua população, conforme o Censo de 2022, é de 285 415 habitantes. Segundo artigo publicado pela revista Exame em março de 2014, é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996, foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Foz integra uma região urbana trinacional com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Cidade del Leste, no Paraguai e Porto Iguaçu, na Argentina, países com os quais faz fronteira.

A modelo e estudante de Administração, Paula Assunção, natural de Foz do Iguaçu, foi indicada para representar o Paraná no Miss Universe Brasil 2025 e representou o Estado em fevereiro desse ano no concurso nacional. Segundo o Wikipédia, Paula ficou em 5º lugar. 

 

2 de junho de 2025

Tailândia faz História em sua Primeira Vitória no Miss Mundo 2025

 



A Miss Tailândia, Opal Suchata venceu o Miss Mundo em evento realizado no sábado, 31 de maio. É a primeira vez que uma Miss desse país conquista esse título. Opal já tinha participado do Miss Universo 2023, onde havia ficado em 3º lugar. A Miss Mundo 2025 recebeu a coroa de sua antecessora, a Miss República Tcheca e Miss Mundo 2024, Krystyna Pyszková.

Karla Cristina Kwiatkowski, a Miss Paraná de 1988

 

Em 1988, a belíssima Miss Paraná Karla Cristina Kwiatkowski, que ficou no top 12 do Miss Brasil, levou duas premiações desse concurso: "Melhor Cabelo" (patrocinado pelo Shampoo Seda) e Miss Simpatia. Em 1990 Karla voltou a participar de um concurso, o Miss Mundo Brasil e saiu-se vencedora, participando logo em seguida do Miss Mundo. Leila Cristine Schuster, futura Miss Brasil 1993, foi vice e Karla no concurso nacional.

*Foto de Karla Cristina Kwiatkowski com o apresentador Murilo Neri (in memorian) no Miss Brasil 1988.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...