18 de janeiro de 2012

Desafio Literário 2012 - A Fantástica Fábrica de Chocolate

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Estamos começando mais um Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/), promovido pelo Blog Romance Gracinha da amiga Vivi. Esse Desafio consiste em ler pelo menos um livro por mês de acordo com o tema proposto. Eu fiz a minha lista colocando três opções por mês, sendo que o primeiro é sempre o livro que escolhi para aquele mês. E para começar, o tema é Literatura Gastronômica, livros que falam de sabores, e podem ser em forma de poesia, crônicas, romances, diários, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida. Livros contendo apenas receitas não valem.



Tema: Literatura Gastronômica
Mês: Janeiro


Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate

Autor do livro: Roald Dahl
                               
Editora: Martins Fontes

Nº de páginas: 159



Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A capa me chamou atenção pelo colorido, lilá com rosa, mostrando a metade do rosto de um homem com uma cartola em preto e branco.        




O livro é sobre...
Um menino pobre, muito pobre, que adorava chocolates e sonhava conhecer a fábrica de chocolates que tinha perto de onde morava. Até que um dia ele acabou sendo um dos vencedores para visitar a fábrica na companhia do dono dessa fábrica, o incrível Sr. Willy Wonka.      





Eu escolhi este livro porque...
      Em 2008 assisti o filme para um trabalho da faculdade e gostei muito. Quando descobri que tinha o livro fiquei curiosa para lê-lo e não me arrependi. Fiquei muito feliz com a minha escolha.       


A leitura foi...
Muito agradável e divertida. Dava vontade de não parar de ler. Dei muitas risadas sozinha com as esquisitices do Sr. Wonka...

                   

O personagem que eu gostaria de conhecer é Veroca Sal. Por quê?
Iria dizer umas poucas e boas para aquela menina mimada que pensa que o dinheiro pode comprar tudo. Não é bem assim que a banda toca, não...



O trecho do livro que merece destaque:

“Apenas uma vez por ano, no seu aniversário, Charlie experimentava um pedacinho de chocolate. A família toda economizava dinheiro para aquela ocasião especial e, quando chegava o grande dia, Charlie sempre ganhava de presente uma barrinha de chocolate, inteirinha só para ele. E toda vez que ele ganhava seu presente, naquelas maravilhosas manhãs de aniversário, guardava-o com todo o cuidado numa caixinha de madeira, como se fosse uma barra de ouro puro. Durante dias e dias ele só olhava o chocolate, nem tocava nele. Finalmente, quando não conseguia mais agüentar, desembrulhava de um lado e deixava aparecer só uma pontinha do chocolate – e mordia um pedacinho minúsculo, só para sentir o gosto na língua. No dia seguinte mordia outro pedacinho, e assim por diante. Assim, Charlie fazia seu presente de aniversário durar mais de um mês.” Pág. 07 e 08




A nota que eu dou para o livro:
          (Dê uma nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5-  Adorei)

Nota: 4 – gostei bastante



Em 1971 o livro escrito por Roald Dahl foi adaptado para o cinema tendo os atores Gene Wilder interpretando o dono da Fantástica Fábrica dse Chocolate, Sr. Willy Wonka, e o ator mirim Peter Ostrum, como o pequeno Charlie.


Sobre o autor: Roald Dahl nasceu no País de Gales, no dia 13 de setembro de 1916, seus pais eram noruegueses, atingiu notoriedade na década de 1940 com obras tanto para adultos quanto para crianças, e se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis, entre os quais figuram A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, As Bruxas e James e o Pêssego Gigante. Seus livros foram transformados em filmes no século XX.
Roald Dahl morreu em novembro de 1990, aos 74 anos, de uma doença sanguínea rara, em sua casa, Gipsy House, em Great Missenden, Buckinghamshire, e foi enterrado no cemitério na igreja paroquial de São Pedro e Paulo. Em sua honra, a Roald Dahl Children's Gallery foi aberta num museu em Aylesbury.

Próximo livro do DL 2012: Como Água para Chocolate

Um comentário:

  1. Eu gosto muito dessa estória. Em relação aos filmes prefiro a primeira versão, mas a segunda também é boa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...