30 de abril de 2012

Desafio Desafiante - O Jardineiro Fiel - Livro com cenas que se passa na África


Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Último dia do mês é dia de Desafio Realmente Desafiante proposto pelo blog da amiga Clicia - Silêncio que eu tô Lendo. O Desafio do mês de abril era ler um livro com a história se passando na África ou na Ásia. Eu escolhi o livro O Jardineiro Fiel, que também já foi adaptado para o cinema em 2005, com os atores Ralph Fiennes e Rachel Weisz nos papéis principais.
Posso dizer que gostei muito da história, mesmo já tendo assistido o filme antes de ler o livro. Dessa vez não me deixei contaminar como aconteceu com o Colecionador de Ossos, um dos livros escolhidos para o Desafio Literário do mês de março.

Tema: Livro que contenha cenas que passam na África ou Ásia
Mês: Abril
Título: O Jardineiro Fiel
Autor do livro: John Le Carré
Editora: Edições Best Bolso
Nº de páginas: 502

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A capa foi feita com a foto dos personagens principais do filme, Ralph Fiennes e Rachel Weisz.
O livro é sobre...
A história gira em torno do Diplomata de carreira Justin Quayle que sai em busca dos responsáveis pelo assassinato de sua mulher Tessa, em Nairóbi, Quênia.

Eu escolhi esse livro porque...
Já havia assistido o filme e quando soube que foi adaptado de um livro, fiquei curiosa para comparar os dois. E também por que estou participando do Desafio Realmente Desafiante, do Blog Silêncio que eu to Lendo, da Clícia.


A leitura foi...
Agradável, gostei muito.

O personagem que eu gostaria de conhecer é Justin Quayle (claro!). Por quê?
Ele é jardineiro e como uma das minhas metas é aprender jardinagem, nada melhor que aprender com quem sabe do negócio, não é mesmo?

O trecho do livro que merece destaque:
“E foi a última coisa que Justin viu quando as luzes se apagaram: flocos de neve caindo na tela. Um negrume baixou sobre ele e sentiu que era golpeado e sufocado ao mesmo tempo. Braços humanos grampearam seus próprios braços dos lados do corpo. Uma bola de pano grosseiro enfiada na sua boca. Suas pernas foram colhidas em um abraço de rúbgi e desabaram debaixo dele, e concluiu que estava tendo um ataque do coração. Sua teoria foi confirmada quando um segundo golpe comprimiu o seu estômago e tirou o último fôlego que lhe restava, porque, quando tentou gritar, nada aconteceu, não tinha voz ou respiração, e a bola de pano o amordaçava.”  – pág. 335
A nota que eu dou para o livro:
Nota: 4 - Gostei bastante.

Sobre o autor: David John Moore Cornwell, nasceu em 19 de outubro de 1931, adotou o pseudônimo John Le Carré para ilustrar seus livros de romances e espionagem. Seu terceiro romance O Espião que veio do frio (1963) tornou-se um Best-seller internacional e continua a ser uma das mais conhecidas obras. Em 2008 o The Times classificou Le Carré em 22º na sua lista de “Os 50 maiores britânicos desde 1945”. 

Um comentário:

  1. Eu só assisti o filme...mas com certeza o livro é melhor, né?!
    Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...