10 de junho de 2012

Desafio Literário 2012 - Em Algum Lugar do Passado

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Mais um domingo que está indo embora e mais um tema do Desafio Literário by Vivi começando e desta vez é uma volta ao  passado (no meu caso), uma viagem no tempo.
O primeiro livro escolhido é Em Algum Lugar do Passado(Somewhere in Time) que em 1980 foi levado às telas do cinema e imortalizado pelos atores Christopher Reeve (o eterno Superman) e Jane Seymour.
Já tive o prazer de assistir o filme mais de uma vez e pretendia há muito ler o livro. Fiquei surpresa ao  lê-lo pois vi várias demonstrações no Skoob de pessoas que leram e gostaram. Achei os capítulos ou dias, como é contada a estória, muito  longos. Também não posso dizer que não gostei porque não estaria falando a verdade. Gostei, apenas isso...


Tema: Viagem no Tempo
Mês: Junho
Título: Em Algum Lugar do Passado
Autor do livro: Richard Matheson
Editora: Círculo do Livro
Nº de páginas: 285

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A capa do livro é aquela tradicional, que a maioria já conhece, com o casal de atores principal. Além disso não tem nada que me tenha chamado atenção.
O livro é sobre...
Um jovem autor teatral que tem poucos meses de vida e resolve viagem meio que sem rumo quando para num hotel, se hospeda e lá descobre que viveu um romance com uma atriz já falecida...


Eu escolhi esse livro porque...
Já havia assistido o filme e queria muito ler o livro. Quando que o tema para o DL 2012 era viagem no tempo, não hesitei e é esse mesmo.
A leitura foi...
Confesso que tive ímpetos de abandoná-lo, os capítulos são muito extensos, cheios de detalhes, já tive outras experiências desse tipo, e livros assim não são o meu forte.
O personagem que eu gostaria de conhecer é a atriz Elise McKenna é. Por quê?
O livro todo gira em torno da estória sobre essa personagem, e nada mais justo a minha curiosidade para conhecê-la.
O trecho do livro que merece destaque:
“Quase chegando a Hollywood Bowl. Não vou lá desde agosto último. Levei aquela secretária da Screen Gems. Como era mesmo o nome dela? Joan, June, Jane? Não consigo me lembrar. Recordo apenas que ela disse ser louca por múscia clássica. Na verdade, a entediava. Da mesma forma que a ninharia no estilo do Bowl. Concerto número 2 de Rakhmanínov? Joanjunejane nunca ouvira falar nisso.
Qualquer um imaginaria que, após esses anos, eu teria conhecido alguém. Carma negativo? Mau negócio. Nunca, em toda a vida, encontrar uma mulher que nos agrade? Incrível. Deve existir algo escondido em meu passado, sem dúvida. Obsessão com meu velocípede. Buuu para Freud. É possível aceitar-se o fato de eu nunca ter encontrado uma mulher a quem pudesse amar?” – pág. 17

“Nunca me sentira tão vazio na vida. Tão absolutamente sem objetivo. Quem se sente assim morre. A vontade de viver é tudo. Quando ela some, o corpo a acompanha. Não há nada que me prenda. Como uma personagem de desenhos animados, que corre além de um penhasco mas continua se movendo a meio caminho, em pleno ar, enquanto não percebe o que houve.
Eu já percebi.
Agora começo a cair.” – pág. 68-69
A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei

Uma curiosidade sobre o livro/filme:
Maude Adams, a atriz que inspirou Richard Matheson a escrever o livro  atuou numa peça teatral entitulada "O pequeno ministro". Mesmo título da peça que Elise MacKenna, personagem do livro/filme interpretou.




Sobre o autor: Richard Matheson nasceu em Nova Jersey e cresceu no Brooklyn. Depois de alistar-se como soldado de infantaria na Segunda Guerra Mundial, obteve seu bacharelado em Jornalismo.
O livro Somewhere in Time (Em Algum Lugar do Passado) foi escrito quando Matheson viu um pôster com uma bela fotografia da atriz de teatro Maude Adams e imaginou o que aconteceria se alguém se apaixonasse por uma fotografia antiga como aquela.

6 comentários:

  1. Adoro essa estória e o filme é maravilhoso.
    Também li o livro há muitos anos atrás e acho o filme bem melhor.
    Vale a pena conhecer essa estória!

    ResponderExcluir
  2. Nelson, agora lendo o livro posso dizer que também prefiro o filme. E no meu caso como eu assisti o filme primeiro, não tem como ler o livro sem lembrar dos atores principais que fizeram parte dessa estória, como por exemplo, o inesquecível Christopher Reeve - o eterno Superman.

    ResponderExcluir
  3. Não me recordo de já ter visto o filme, mas definitivamente li o livro há muitos anos atrás enquanto estava de férias na casa dos meus tios.
    Depois disso fiquei com vontade de reler, na época gostei, não sei se me sentiria da mesma forma agora.

    Vale a pena ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, é uma leitura que vale muito a pena sim. Só que no meu caso eu fiz o inverso: assisti o filme antes de ler o livro. Aí só via Christopher Reeve e Jane Seymour na minha frente...

    ResponderExcluir
  5. Eu quero lê-lo. Havia separado como escolha do mês, porém com a reforma que estou fazendo no quarto, eu não sei em qual caixa eu o coloquei. Paciência!..rs

    ResponderExcluir
  6. Vivi, antes de colocá-lo na minha lista pesquisei no Skoob e vi que a maioria das resenhas elogiavam o livro e sua estória. Mas como eu já disse, prefiro mesmo é o filme. Questão de gosto, fazer o que, né?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...