5 de outubro de 2025

Milagre nos Andes - Nando Parrado - Desafio 60 Livros Antes dos 60 Anos e Desafio Entre Estantes

 


Tema: Uma Biografia ou uma história real
Título:  Milagre nos Andes
Autor do livro: Nando Parrado
Editora: Objetiva
Nº de páginas: 276
Ano de publicação no Brasil: 2006
Personagens: Nando Parrado, Roberto Canessa, Antonio "Tintin" Vizintin, Gustavo Zerbino, Roy Harley, Javier Methol, Roberto "Bobby" François, Alfredo "Pancho" Delgado, Eduardo Strauch, Adolfo "Fito" Strauch, José Luis "Coche" Inciarte, Alvaro Mangino, Carlos Paez, Ramon "Moncho" Sabella, Daniel Fernandez e Pedro Algorta.
 
- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A fotografia do que sobrou do avião em que os sobreviventes viajavam.

- O livro é sobre...
A tragédia dos Andes, em outubro de 1972, quando uma equipe de rugbi sofreu um acidente e ficaram por 72 dias na montanha.

- Eu escolhi esse livro porque...
Porque sempre ouvi falar nesta história contada por muitas pessoas. Agora eu li a história contada por um dos sobreviventes.

- A leitura foi...
Emocionante. Não consegui parar de ler até chegar ao final do livro.

- O trecho do livro que merece destaque:
"Examinando nosso novo mundo, fiquei tão pasmo com a estranheza do lugar que precisei lutar para me convencer que aquilo era real. As montanhas eram tão grandes, tão puras e silenciosas, e tão profundamente distantes de qualquer coisa que eu já havia visto que simplesmente não conseguia me habituar. Vivera toda a vida em Montevidéu, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, e jamais pensara no fato de que cidades são coisas construídas, projetadas através de escalas e padrões de referência destinados a corresponder às necessidades e à sensibilidade dos seres humanos. Mas os Andes haviam brotado da crosta terrestre milhões de anos antes de os seres humanos surgirem no planeta. Nada naquele lugar acolhia a vida humana, ou mesmo reconhecia sua existência. O frio nos atormentava. O ar rarefeito definhava nossos pulmões. O sol sem barreiras nos cegava e empolava nossos lábios, e a neve era tão funda que assim que o sol matinal derretia a crosta de gelo que se formava sobre ela todas as noites, não podíamos nos afastar muito do avião sem afundarmos até a cintura. E em todos aqueles quilômetros de encostas e vales congelados que nos aprisionavam não havia nada que uma criatura viva pudesse usar como comida - nenhum pássaro, inseto ou mesmo uma única folha de grama. Teríamos mais chances de sobrevivência se estivéssemos à deriva no oceano ou perdidos no Saara. Ao menos alguma forma de vida sobrevive nesses lugares. Durante os meses frios nos altos Andes não há vida alguma. Estávamos completamente deslocados, como um cavalo marinho num deserto ou uma flor na lua. Um pavor começou a se formar na minha mente, um pensamento indefinido que eu ainda não era capaz de verbalizar: A vida aqui é uma anomalia, e as montanhas não vão tolerá-la por muito tempo." pág. 52.  
 
- A nota que dou para o livro:
5
- Sobre o autor: Nando Parrado ganhou fama mundial como um dos jovens heróis do desastre de 1972 nos Andes. Hoje ele é CEO de várias empresas sediadas no Uruguai, seu país de origem, incluindo uma cadeia nacional de lojas de ferragens, empresas de propaganda e marketing, e uma produtora de televisão, para a qual produz e apresenta programas populares sobre viagens, assuntos da atualidade e esportes motorizados. Desde 1991, ele é um dos mais requisitados palestrantes do circuito internacional de conferências. Ex-piloto de corrida e vencedor do Campeonato Europeu de Carros de Turismo, gosta ainda de pilotar carros, motocicletas e lanchas. Vive em Montevidéu com a esposa Veronique, e as filhas, Veronica e Cecilia. (Informações retiradas da contracapa do livro).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...