20 de novembro de 2025

Demerara - Wagner G. Barreira

 


Título: Demerara
Autor do livro: Wagner G. Barreira
Editora: Instante
Nº de páginas: 152
Ano de publicação no Brasil: 2020
Personagens: Bernardo, Maria, Angeriu, Amália, etc.
 
- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A figura do navio.

- O livro é sobre...
O navio Demerara, o mesmo apontado como o responsável por disseminar a gripe espanhola no Brasil, em 1918. Bernardo, o personagem do livro é avô do autor.

- Eu escolhi esse livro porque...
Gosto de livros que contam fatos históricos.

- A leitura foi...
Muito boa, gostei de saber de vários fatos que aconteceram naquele tempo e lugar. 

- O trecho do livro que merece destaque:
 "Assim que passei a viver por minha conta, ganhei dinheiro com estafas, iludindo pessoas no jogo e indicando putas a marinheiros em troca de comissão, mas logo o porto virou meu ganha-pão: apressava a liberação de carga com propina aos estivadores, pagava oficiais para virarem o rosto enquanto embarcava clandestinos, ajudava os contrabandistas. Era o neno amigo de todos, um faz-tudo que não corria das encrencas. Por isso, os ladrões do porto e os malandros dos bares gostavam da minha companhia. Jogava futebol - os goleiros se assustavam com meu chute de esquerda -, as moças diziam que eu era bom dançarino, tentava ser generoso quando podia. Nem sempre foi assim". - págs. 12/13.
 
A nota que dou para o livro:
4
- Sobre o autor: Wagner G. Barreira nasceu em São Paulo, em 1962, cidade onde vive com os três filhos. Wagner se formou em Jornalismo e trabalhou na revista Veja, no Jornal O Estado de São Paulo e teve passagens pela TV Cultura, Jornal do Brasil e revista Aventuras na História. Foi o primeiro diretor editorial de mídias editoriais da Editora Abril. Também atuou como professor de Técnicas de Reportagem e Teoria do Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2018, escreveu a biografia de Lampião e Maria Bonita: uma história de amor e balas (Editora Planeta). Demerara é seu primeiro romance, que nasceu a partir de pesquisas sobre as origens do seu avô paterno. De Bernardo, o protagonista e narrador, pouco se sabe: era galego, chegou ao Brasil no navio Demerara, o mesmo apontado como o responsável por disseminar a gripe espanhola no país, em 1918, e morreu no dia do batizado do único filho, no ano seguinte. Fora estes três fatos, tudo mais é ficção, tentativa de recriar a vida do antepassado a partir de seu próprio ponto de vista. (Informações retiradas do livro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...