15 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2012 - Antologia Poética de Fernando Pessoa

Olá meus queridos amigos e amigas, bom final de semana a todos. As inscrições para o Desafio Literário 2013 já estão abertas e logo colocarei a lista dos livros escolhidos para o próximo ano. Por enquanto vamos à quarta resenha do mês cujo tema é Poesia. Dessa vez escolhi um poeta português: Fernando Pessoa, outro preferido meu...


Tema: Poesia
Mês: Dezembro

Título: Antologia Poética

Autor do livro: Fernando Pessoa
Editora: Ediouro

Nº de páginas: 130

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...

Nada, sorry...

O livro é sobre...

As poesias de Fernando Pessoa e também de seus heterônimos.

Eu escolhi esse livro porque...

Tenho simpatia pelas poesias do autor português.

A leitura foi...

Algumas vezes de fácil compreensão, outras nem tanto pelo fato de não saber distinguir o que o autor gostaria de dizer com aquelas palavras.

O personagem que eu gostaria de xxxxx é xxxxxx. Por quê? xxxxx

O trecho do livro que merece destaque:

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente.

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

E, assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama o coração. – pág. 25

 
Isto

Dizem que finjo ou minto

Tudo que escrevo. Não

Eu simplesmente sinto

Com a imaginação.

Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,

O que me falha ou finda,

É como que um terraço

Sobre outra coisa ainda.

Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio

Do que não está ao pé,

Livre do meu enleio,

Sério do que não é.

Sentiu? Sinta quem lê! – pág. 26

 
A nota que eu dou para o livro:

4 – Gostei bastante

 
Sobre o autor: O primeiro volume de poemas em inglês de Fernando Pessoa, Antinous, surgiu em 1918. Um ano antes de sua morte, o primeiro livro em português, mensagem, foi publicado, sem grande repercussão. As extraordinárias habilidades de Pessoa revelavam-se no uso de 72 heterônimos, personagens mediante os quais ele criou um exuberante mundo de poesia e ficção. Alguns dos mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Pessoa imbuiu esses escritores de personalidades que influenciavam a forma como escreviam. Bernardo Soares, o heterônimo mais próximo da personalidade do próprio Pessoa, assinou um arrebatador projeto  desenvolvido ao longo de duas décadas, uma obra montada com o que parecem fragmentos de um diário, o Livro do desassossego.

Principais obras:

Poesias
- Poemas ingleses, 1921
- Mensagem, 1934
Poesias de Fernando Pessoa, 1942
Poemas de Alberto Caeiro, 1946

Prosa
- Livro do desassossego, 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...