11 de março de 2014

Hamlet e o Dilema do Homem

A tragédia Hamlet foi escrita pelo poeta, ator e dramaturgo inglês William Shakespeare e encenada pela primeira vez em 1601, na Inglaterra. Existem três versões diferentes da obra, duas contemporâneas ao autor. a primeira, e mais curta é de 1603, a segunda pela versão mais longa, de 1604, e por uma terceira publicação , em 1623.

Hamlet, que muito sucesso quando começou a ser encenada, tem na sua versão mais longa cinco atos e mais de três mil linhas. É também a peça teatral que mais gerou reflexão, críticas e pesquisas ao longo dos anos. "É atemporal, pois resiste a interpretações definitivas, gerando sempre novas discussões", observa José Roberto O'Shea, professor especialista na obra de Shakespeare e autor da primeira tradução em língua portuguesa da versão de estreia da obra A Tragédia de Hamlet.
Hamlet é tido como um personagem divisor de águas na literatura e no teatro, iniciando uma frase de enredos maias filosóficos. Sua frase mais famosa - "Ser ou não ser, eis a questão" - traduz essa importante característica. "Ele tem um pé na Idade Média e um pé na Renascença. De um lado, a tradição dos personagens da Idade Média, mais imediatistas e heroicos e, de outro, um aspecto das obras da Renascença, de refletir e avaliar as circunstâncias sob um ponto de vista mais individualizado", observa O'Shea.
Complexa, a trama mistura elementos épicos - o herói que precisa lutar por sua terra e pelo seu reino - com características da tragédia lírica, mostrando o lado mais humano e as relações do personagem.
Hamlet conta a história do personagem homônimo, o príncipe da Dinamarca que, ainda em luto pela morte do pai, vê seu tio rapidamente assumir o trono e casar-se com sua mãe, a viúva Gertrude. Hamlet é chamado a um encontro com o fantasma do pai, que lhe revela que foi assassinado pelo tio e pede vingança. Hesitante sobre o que fazer, ele finge estar louco. Surge então, o dilema do príncipe: vingar ou não o pai.

Sobre o autor:
William Shakespeare nasceu em 1564, em Stratford, na Inglaterra. é considerado um dos mais importantes autores de todos os tempos. Em 1591, mudou-se para Londres e começou a escrever peças e a trabalhar como ator. Em 1592 estreou a peça Harry The Sixty, que fez muito sucesso. Em 1598, Shakespeare ajudou a fundar o Globe Theatre. O autor escreveu 38 peças, 154 sonetos e diversos outros poemas. Suas peças destacavam-se pelas discussões filosóficas. Shakespeare morreu em 1616, em sua cidade natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...