29 de junho de 2015

Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor - Suzana Herculano-Houzel

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Vamos a mais uma resenha do blog. Não sei porque, mas me acostumei a postar as resenhas às segundas-feiras. Acho que pelo fato de ter o final de semana para dar um gás na leitura (nem sempre é possível), mas quando isso acontece é muito bom. Bem, dessa vez a resenha será sobre um livro da minha área de conhecimento (pela segunda vez aqui no blog falo sobre alguma coisa da Psicologia. A primeira foi quando fiz o post com esse assunto foi sobre a filha do escritor James Joyce - "Hoje é dia de Lucia" - sobre a esquizofrenia. Aqui está o link para quem quiser ver: http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2012/07/hoje-e-dia-de-lucia.html). E como estou participando de alguns desafios esse ano, a resenha dessa vez é sobre autoras polivantes, escritoras que exercem mais uma profissão além de escrever e eu escolhi o livro da neurocientista Suzana Herculano-Houzel que já apresentou um quadro no programa Fantástico sobre o universo do cérebro. Para mim foi uma leitura super agradável, com linguagem acessível a todos. Os capítulos não ficavam se estendo muito, são escritos de forma objetiva, odeio livro que tem trocentas páginas e nunca termina aquele capítulo. Enfim, aqui está a resenha, espero que gostem.

Título: Pílulas de Neurociências para uma Vida Melhor
Autora do livro: Suzana Herculano-Houzel
Editora: Sextante
Nº de páginas: 190

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A cara da autora na capa, geralmente tem foto de outra coisa, por exemplo, um cérebro.

 O livro é sobre...
O funcionamento do cérebro.

 Eu escolhi esse livro porque...
Estou participando do Desafio Autoras, e nos meses de maio e junho o assunto são as autoras polivalentes – que exercem outra profissão além de escrever.

A leitura foi...
Super agradável.

O trecho do livro que merece destaque:
“Se voltar, ótimo – ou não, porque, se a calmaria for apenas temporária, logo começa tudo de novo, e o sofrimento se perpetua enquanto o sistema de recompensa considerar que ainda há chances de sucesso. Uma das descobertas da neurociência mais relevantes à superação da separação é que a excitação do sistema de motivação causada por 50% de chance de sucesso é muito mais forte do que a ativação causada por um sucesso garantido. Por isso, continuar a ver o ex-amante (ou pretendente!) que dá mensagens ambíguas é receita de desastre para o cérebro de quem quer se desligar da pessoa: enquanto achar que há uma ínfima possibilidadezinha que seja de voltar às boas, o sistema de recompensa insiste no assunto e se agarra com ainda mais força ao osso, sem chances de largar. Portanto a receita da reabilitação amorosa é uma só: tempo e abstinência, para dar chance ao seu sistema de recompensa de desaprender a esperar coisas boas com aquela pessoa. E outros prazeres, porque a vida continua.” (pág. 45)

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito.

Sobre a autora: Suzana Herculano-Houzel é Doutora em Neurociências p0ela Université Paris VI, Mestre em Ciências pela Case Western Reserve University (Estados Unidos) e bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é professora adjunta e pesquisa as regras celulares de construção do sistema nervoso. Carioca, casada e mãe de dois filhos, é pesquisadora do CNPq e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Folha de São Paulo e autora de seis livros de divulgação científica, com mais de 60 mil exemplares vendidos, em 2004, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica – Menção Honrosa pelo conjunto do seu trabalho.

Este livro é para o desafio:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...