23 de novembro de 2015

1822 - Laurentino Gomes

Olá meus queridos amigos e amigas, vamos a mais uma resenha e desta vez o livro escolhido foi do autor paranaense Laurentino Gomes que sempre nos dá uma verdadeira aula de História. A resenha do primeiro livro, 1808, sobre a vinda da Família Portuguesa para o Brasil já foi feita aqui. Agora chegou a vez de conhecermos um pouco sobre a Independência do Brasil.



Título: 1822
Autora do livro: Laurentino Gomes
Editora: Nova Fronteira
Nº de páginas: 351
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial

O livro é sobre...
A Independência do Brasil

Eu escolhi esse livro porque...
Para dar continuidade a estória contada pelo autor em 1808.

A leitura foi...
Uma verdadeira aula de História.

O trecho do livro que merece destaque:

“Padroeiro de Paris, São Denis é personagem de uma história insólita. Segundo a tradição, ele saiu da Itália no ano de 250 depois de Cristo na companhia de outros seis missionários como o objetivo de evangelizar a Gália, região habitada pelos gauleses, o povo bárbaro celebrizado pelas tiras em quadrinhos de Asterix e Obelix. Perseguido pelas autoridades locais, acabou decapitado na colina de Montmartre, hoje local de outra igreja famosa, a do Sacré-Coeur, mas seu martírio teve um desenlace inesperado. Mal o carrasco desferiu o golpe mortal, o santo levantou-se, pegou a própria cabeça que, separada do pescoço, se esvaía em sangue no chão e com ela entre as mãos caminhou cerca de seis      quilômetros até um antigo cemitério galo-romano, onde finalmente tombou  e foi sepultado. Sobre seu túmulo, transformado em centro de peregrinação na Idade Média, o rei Dagoberto I mandou erguer uma catedral destinada a ser a necrópole real da França. Ali seriam enterrados durante mil anosa todos os reis franceses, com exceção de apenas três.” – pág. 43-44.

“A História do Brasil está repleta de mitos nos quais acontecimentos reais do passado se confundem com situações imaginadas, construídas ou modificadas pelas gerações posteriores de acordo com a conveniência ou a necessidade de cada momento. Um desses inúmeros mitos está relacionado ao papel desempenhado pela maçonaria em 1822. Por ele, a separação de Portugal teria sido inteiramente tramada e decidida dentro de lojas maçônicas nos meses que antecederam o Grito do Ipiranga. A maçonaria teve papel fundamental na Independência, mas é um erro aponta-la como um grupo homogêneo. Nem de longe os maçons foram unânimes nas suas opiniões. Ao contrário, foi ali que se travaram algumas das disputas mais acirradas do período e que envolveram ninguém menos do que o jovem príncipe regente e futuro imperador Pedro I.” – pág. 237.

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito

Sobre o autor:
Autor do livro 18085 sobre a fuga da família real para o Brasil, o escritor Laurentino Gomes ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em duas categorias: Melhor Livro-reportagem e Livro do Ano de Não Ficção. Sua obra também foi eleita Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e Brasil. Nascido em Maringá, formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter e editor para o Jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...