30 de novembro de 2015

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusack

Olá meus amigos e amigas, hoje vou postar a resenha de um livro que já li há algum tempo. É A Menina que Roubava Livros, que pouco depois virou filme, e assim como a maioria dos filmes adaptados para o cinema, eu ainda não quis assistir. Bem, mas quanto ao livro, posso dizer que gostei muito da leitura, só fiquei surpresa com quem narra a história. De resto, super recomendo a todos.

 Título: A menina que roubava livros
Autora do livro: Markus Zusak
Editora: Intrínsica
Nº de páginas: 480

Capa original do livro 

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial.

O livro é sobre...
Uma menina que roubava livros

Capa do livro com a foto da atriz Sophie Nélisse, que interpretou Liesel no filme homônimo.  

Eu escolhi esse livro porque...
Estava curiosa para  ler.

A leitura foi...
Boa

O trecho do livro que merece destaque:
Foto com os atores caracterizados em seus personagens

“O som do acordeão, na verdade, era também o anúncio da segurança. Do dia. Durante o dia, era impossível ela sonhar com o irmão. Liesel sentia sua falta e, muitas vezes, chorava no banheiro minúsculo, o mais baixo possível, mas também ficava contente por estar acordada. Na primeira noite com os Hubermann, ela havia escondido seu último vínculo com o irmão – O Manual do Coveiro – embaixo do colchão, e vez por outra o tirava  de lá e o segurava. Fitando as letras da capa e tocando o texto impresso na parte interna, ela não fazia a menor ideia do que o livro dizia. A questão é que o assunto do livro não tinha mesmo importância. O mais importante era o que ele significava.” – pág. 38.

“O problema das autoridades com o livro era óbvio. O protagonista era judeu, e era apresentado sob um prisma favorável. Imperdoável. Era um homem rico que se cansara de deixar a vida passar – cansara-se daquilo a que se referia em O Dar de Ombros para os problemas e prazeres do tempo de uma pessoa na Terra.” – pág. 131.   

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito

Sobre o autor: Markus Zusak é autor de Fighting Ruben Wolfe, Getting the Girl e I Am the messenger, todos acolhidos com críticas radiosas nas revistas Publishers Weekly, School Library Journal, KLIATT, The Bulletin e Booklist, e recebeu o Prêmio Livro do Ano para leitores mais velhos, concedido pelo Conselho Australiano de Livros Infantis. Falando de suas razões para escrever A Menina que Roubava Livros, ele explica:
“Eu queria escrever algo muito diferente de que tinha escritor antes. A ideia de um ladrão de livros estava em minha cabeça quando escrevi I Am Messenger, mas não estava pronta para ser escrita. A ideia original ambientava no presente, em Sydney, e isso não parecia muito certo. Depois, pensei em escrever sobre as coisas que meus pais tinham visto, ao crescerem na Alemanha nazista, e na Áustria e, quando juntei as duas ideias, a coisa pareceu funcionar, especialmente quando pensei na importância das palavras naquela época, e naquilo em que elas conseguiram levá-las a fazer.” Markus Zusak moram em Sydney, na Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...