14 de dezembro de 2015

1889 - Laurentino Gomes

Olá meus amigos e amigas, tudo bem com vocês? O assunto de hoje, assim como em quase todas as segundas-feiras, é a resenha de um livro. E o livro dessa semana é último da trilogia do escritor paranaense Laurentino Gomes, 1889. Gostei demais desse livro, agora dá para entender mais a história do nosso país e porque ele está assim nos dias atuais. Muitos personagens que se tornaram nomes de municípios, ruas, cidades, estão fazem parte desse livro. Mais uma verdadeira aula de História que o escritor Laurentino Gomes nos dá. Vale a pena ler.



Título: 1889
Autora do livro: Laurentino Gomes
Editora: Globo Livros
Nº de páginas: 414
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial

O livro é sobre...
A Proclamação da República do Brasil
 Eu escolhi esse livro porque...
Para dar continuidade a estória contada pelo autor em 1822.
A leitura foi...
Uma verdadeira aula de História.

O trecho do livro que merece destaque:

“Pedro, o homem em carne e osso, nasceu com 47 centímetros na madrugada de 2 de dezembro de 1825. Era o sétimo filho do imperador Pedro I e da imperatriz Leopoldina e o terceiro príncipe homem da dinastia portuguesa  dos Bragança a nascer no Brasil. Os dois primeiros, Miguel e João Carlos, morreram ainda recém-nascidos, parecendo confirmar uma antiga maldição que, segundo se dizia, acompanhava a família de Bragança. Por essa lenda, todos os primogênitos homens da casa real morreriam antes de assumir a coroa – o que de fato aconteceu até a Proclamação da República no Brasil, em 1889, e em Portugal, em 1910. Além de Miguel e João Carlos, Pedro e Leopoldina só tinham tido filhas. Maria da Glória, a mais velha, seria rainha de Portugal, com o nome de Maria II. Em seguida vieram Januária, Paula Mariana e Francisca Carolina. Por fim, quando o casamento dos pais já estava esgarçado pelo escândalo do romance do imperador com Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de Santos, nasceu o pequeno Pedro de Alcântara. A mãe, Leopoldina, morreria no ano seguinte, maltratada pelo marido e mergulhada numa crise de depressão e abandono que escandalizou a Europa.” – pág. 113-114.

“Isabel foi herdeira do trono brasileiro por 43 anos, entre 1846, ano de seu nascimento, e 1889, data da queda da Monarquia. Governou o Brasil em três ocasiões, na condição de princesa regente, sempre durante as viagens de seu pai ao exterior. Além dela, só outras oito mulheres em todo o mundo ocuparam o posto de autoridade máxima de seus países durante o século XIX: Maria II, de Portugal (a filha primogênita de dom Pedro I); Vitória, da Grã-Bretanha; Isabella II, da Espanha; Liliuokalani, do Havaí; Guilhermina, da Holanda; Maria Cristina de Bourbon, de Nápoles; Maria Cristina de Hasbsburgo, da Espanha, e Emma de Waldeck e Pyrmont, da Holanda.” – pág. 238.

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito

Sobre o autor: Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com o pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.

*Quem quiser ver a resenha do livro 1808 é só acessar: http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2015/05/1808-laurentino-gomes.html

*Quem quiser ver a resenha do livro 1822 é só acessar: http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2015/05/1822-laurentino-gomes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...