9 de maio de 2016

Psicopatas do Cotidiano - Katia Mecler

Olá meus queridos amigos e amigas, como vão todos vocês? Hoje é dia de resenha aqui no blog e o livro escolhido é minha da minha área de atuação do que propriamente dito um livro de literatura. Psicopatas do cotidiano é de fácil acesso, e tenho certeza que quem tiver interesse em ler irá entender, pois a autora fez questão de expor seu conhecimento de forma clara e objetiva para que todos tenham acesso. Vamos à resenha, espero que gostem.



Título: Psicopatas do Cotidiano
Autora do livro: Katia Mecler
Editora: Casa da Palavra
Nº de páginas: 253
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Um rosto masculino sem identificação

O livro é sobre...
Pessoas do nosso cotidiano, com transtornos de personalidade.

Eu escolhi esse livro porque...
Desafio pessoal faz parte da profissão.

A leitura foi...
Eu diria surpreendente...

O trecho do livro que merece destaque:
“No século XVIII, em suas etapas finais, o Iluminismo, a ilustração veio em socorro desses anormais e selecionou dentre eles os que poderiam ser considerados “doentes”. Assim, criou-se a categoria dos degenerados morais e mais tarde dos psicopatas. Hoje tanto a classificação internacional de doenças (CID – 10) quanto a classificação norte-americana de doenças mentais (DSM –V) o incluem em seus itens e individualiza a categoria e subtipos.”  (pág. 12).

“Estamos falando da tipologia da maldade humana. Indivíduos assim cometem atos tão cruéis que custamos a acreditar que tenham sido executados em sã consciência. Não, o psicopata anão é louco. Ele sabe o que está fazendo, massa, na falta de um freio moral, vai em frente, sem culpa ou remorso. O filme O silêncio dos inocentes revelou ao mundo como funciona a mente de um psicopata. Na caça a um serial killer, uma agente do FBI recorre ao ex-psiquiatra Hannibal Lecter, preso por matar e comer nove pessoas. Manipulador e convincente, ele ajuda a encontrar esse assassino, não sem antes envolver a policial num perigoso jogo de sedução. Com muita lábia, acaba escapando da prisão e deixando pistas de que voltará a agir. Lecter é tão envolvente que, durante o filme, os espectadores torcem por ele, mesmo sabendo que é um criminoso cruel. O mesmo acontece com outro psicopata famoso da ficção, o serial killer Dexter, do seriado de mesmo nome. Ele trabalha no Departamento de Polícia de Miami e dedica suas horas vagas a matar assassinos que escapam da lei. Um justiceiro sanguinário, cujos crimes – metodicamente planejados – são tão violentos  quanto os de suas vítimas. No trato social, Dexter é agradável e encantador com quem o rodeia. De dia, leva uma vida convencional, sendo muito elogiado no trabalho. À noite, caça psicopatas. Em oito temporadas, a série teve uma média de sete milhões de espectadores por episódio, deixando claro o fascínio que esse tipo de história exerce.” (pág. 59-60)      

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito.

Sobre a autora: Katia Mecler é Doutora em Psiquiatria e coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria. É Doutora-preceptora da residência médica em Psiquiatria Forense da Universidade do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Tem três prêmios Álvaro Rubim de Pinho, concedidos pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Esta resenha é para o Desafio:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...