30 de novembro de 2016

"Eu não me Achava Bonita", diz Miss Brasil 2016

Primeira negra a ganhar o concurso em 30 anos, Raissa Santana conta sobre a infância: 'era uma menina muito tímida, não me achava bonita e sofria bullying'.

Para muitas meninas, vencer o bullying e a timidez já é uma vitória. Passar por isso na infância e ganhar o título de Miss Brasil é uma conquista maior ainda. E é justamente esse êxito que a baiana radicada no Paraná Raissa Santana, de 21 anos comemora. Natural de Itaberaba na Bahia, ela mudou-se com a família para São Paulo com apenas um ano de idade e aos seis foi morar em Umuarama. E foi no Paraná que ela viu a vida se transformar. Raissa venceu todas as etapas do concurso pelo Estado até conquistar o Miss Brasil 2016, no último dia 01 de outubro.
Durante a infância, porém, ela nem imaginava que podia ser eleita a mulher mais bonita do país. "eu era uma menina muito tímida, sofria bullying por ser negra e diferente e não me achava bonita", conta. Foi aos 15 anos, enquanto trabalhava numa academia, que ela recebeu um convite de um amigo para participar de um concurso de beleza. "Minha primeira reação foi não aceitar. Imagina, eu nunca achei que podia", brinca.
Vencido o primeiro obstáculo - o de se olhar no espelho e achar que era capaz - Raissa decidiu participar de uma disputa municipal de beleza. Em 2015 venceu sua primeira prova e, como prêmio, recebeu bolsas de estudo, tratamentos estéticos e o direito de participar do Miss Paraná, com todas as despesas pagas. Foi quando sua vida começou a dar uma guinada.
Filha de uma empregada doméstica e com quatro irmãos, ela sempre teve que ajudar em casa e começou a trabalhar desde muito jovem. "Vencer os concursos e poder participar do Miss Brasil é uma amostra de que o mundo dá voltas. Fico muito feliz de estar vivendo isso", conta. Para ela, a própria experiência é importante para incentivar outras meninas que querem seguir o sonho de ser modelo e que também é possível se mostrar além da beleza.
Raissa concorda que o Miss Brasil tem apostado mais em um conjunto de qualidades para eleger a vencedora. "E eu quero mostrar que isso é possível. A beleza vai além da física. É preciso mostrar o que está por dentro do ser humano, ser uma pessoa confiável, simples e do bem", diz. É essa mensagem que ela quer passar para as pessoas como representante da beleza brasileira em 2016. "A beleza é independente da raça. Beleza é se sentir bem".
A estudante de Marketing avisa que vai precisar trancar a faculdade por um tempo, mas por um bom motivo. "Não tenho como falar dos projetos futuros ainda, mas por enquanto vou me preparar para o Miss Universo, que está bem perto. Ela vai representar o Brasil no concurso que acontece nas Filipinas, em janeiro. Até lá, ficará morando em São Paulo.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo, 04 de outubro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...