31 de julho de 2021

No Mundo dos Livros - José Mindlin

 

Olá queridos amigos e amigas, posto hoje, a resenha do livro No Mundo dos Livros, do Bibliófilo José Mindlin, que li para o Desafio que estou participando no Instagram, na página da Julia Aquino, Ju Entre Estantes.

Tema: Livro sem a letra "A" no título

Mês: Julho

Título: No Mundo dos Livros

Autor do livro: José Mindlin

Editora: Agir

N° de páginas: 103

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...

A estante com os livro.

O livro é sobre...

A paixão do autor pelos livros.

Eu escolhi este livro porque...

Amo livros e o livro se encaixava no tema.

A leitura foi...

Agradabilíssima.

O personagem que eu gostaria de conhecer é... Por que?

Gostaria de ter conhecido o próprio autor. Porque ele era um apaixonado pelo mundo dos livros.

O trecho do livro que merece destaque:

"Vendo este exemplar que comprei com grande entusiasmo, por ter estado nas mãos de dois Joaquins tão ilustres, vejo que valeu a pena o esforço da garimpagem, e estou certo de que também será motivo de alegria a quem se entregar a essa paixão. Bibliofilia significa nada mais, nada menos que amor aos livros, que pode ter níveis diferentes de absorção e envolvimento. O meu acabei por chamar de 'loucura mansa' e não me arrependo em momento algum de me ter entregado a essa paixão". - pág. 46/47.

"O que é ex-libris? É uma espécie de selo, às vezes decorado, marcando a propriedade da obra sempre com uma frase. Como a de Montaigne, que adotei como atitude na vida, embora não seja possível segui-la sempre à risca". - pág. 71. 

A nota que eu dou para o livro...

4 - gostei bastante.


Sobre o autor: José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo, no dia 08 de setembro de 1914. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e chegou a trabalhar num escritório que tinha entre seus clientes o escritor Monteiro Lobato e o historiador Caio Prado Júnior, na época acusados de comunistas. Trabalhou ainda como jornalista no Estado de S. Paulo e montou a Metal Leve, que se tornou uma das maiores empresas no setor de peças automotivas no Brasil. Durante todo esse tempo, dedicou-se a sua maior paixão: os livros. Foi eleito em 1999 para a Academia Paulista de Letras e em 2006 para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29. Publicou Reinações de José Mindlin (Ática, 2008) e Uma Vida Entre Livros (Cia das Letras, 1997). José Mindlin faleceu em 28 de fevereiro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...