6 de abril de 2025

Os Romanov (1613-1918) - Simon Sebag Montefiore - Desafio 60 Livros Antes dos 60 Anos - Primeira Resenha

 



Tema: Desafio 60 Livros para Ler Antes dos 60 Anos

Título: Os Romanov

Autor do livro: Simon Sebag Montefiore

Editora: Companhia das Letras

Nº de páginas: 911

Ano de publicação no Brasil: 2016 (1ªedição)

Personagens: Miguel, Alexei, Pedro, O Grande, Catarina I, Catarina, a Grande, etc.

- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
As imagens de vários personagens da Família Romanov que fizeram parte da Dinastia.
 
- O livro é sobre...
O historiador revela o mundo secreto de poder ilimitado e a implacável construção de um império fervilhante, repleto de conspirações palacianas, rivalidades familiares, excessos sexuais e extravagâncias selvagens.
 

- Eu escolhi esse livro porque...
É um dos livros escolhidos para o Desafio que me propus a fazer.
 
- A leitura foi...
Por enquanto está sendo muito boa, de extrema relevância.

- O trecho do livro que merece destaque:
 "As mulheres reais ficavam isoladas no terem, não muito diferente de um harém islâmico. Pesadamente veladas, elas assistiam às missas na igreja através de uma treliça; suas carruagens eram cobertas por cortinas de tafetá para que não pudessem olhar para fora nem ser vistas; e quando andavam em procissões da igreja, ficavam escondidas dos olhos do público por telas aparadas por servos. No Palácio de Terem, elas costuravam o dia todo, ajoelhando-se ante o Altar Vermelho dos ícones quando entravam ou saíam de uma sala. Usavam sarafanas, longas togas com mangas plissadas e adereços na cabeça chamados kokóchniks, porém maquiagem ou até mesmo espelhos eram banidos como demoníacos". - pág. 79.
 
"Às duas horas da manhã ele se confessou. Alexei notou que a barriga do pai 'se agitava e roncava', os estertores da morte. Quando Miguel morreu, Nikita Romanov, filho de Ivan e portanto primo em segundo grau de Alexei, saiu da antecâmara para ser o primeiro a prestar o juramento de lealdade ao novo tsar e que todos os cidadãos eram obrigados a relatar quaisquer 'desígnios malignos' - enquanto um solitário sino tocava e a viúva e as filhas uivavam de tristeza. Não haveria nenhuma assembleia para confirmar a sucessão. Os Romanov não precisavam mais disso. Somente Alexei era o tsar pela vontade de Deus, ninguém mais". - pág. 83. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...