Depois de ter sido eleita Miss Universo, Martha Vasconcellos acaba de ter o seu nome proposto para Rainha dos Calouros da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Aconteceu em Salvador. A sugestão partiu de um colega veterano do curso de Psicologia, entre os quais a beleza de Martha, reconhecida universalmente, não a protegeu do ritual de hostilidades que os alunos mais velhos reservam aos recém vindos.
Advertida dos perigos a que estava exposta e de que não prevaleceriam exceções no trote, Martha, após saltar do carro do marido, o engenheiro Ronaldo Loureiro, começou a correr, assustadíssima, pedindo que não jogassem tinta. Conseguiu a custo entrar numa sala da escola e trancar-se por dentro, mas depois de receber todo o conteúdo de um balde cheio de agua. Depois disso, durante uma semana, ela ficou sem a Faculdade.
Com 21 anos, a ex-Miss Universo divide a sua vida atualmente entre o amor do marido, o curso de Psicologia - que ela frequenta apenas como ouvinte, pois a universidade ainda estuda a legalização do seu caso - aulas de tênis a noite na Associação Atlética da Bahia e ainda algumas noções de tapeçaria no curso que a Socila vem ministrando.
A vocação de Martha, contudo, e lecionar. Ela tem o curso de Pedagogia do Colégio das Irmãs Sacrementinas e, antes de se candidatar ao titulo de Miss Bahia pelo Clube de Bridge, ensinou inglês na Escola Baiana de Emancipação Cultural e na Escolinha Minueto.
Durante o tempo em que foi portadora do cetro e da coroa de Miss Universo, Martha, em viagem pelo mundo, pensava sempre em retornar a Bahia. E planejava estudar Psicologia?
- Daqueles tempos, as minhas melhores recordações eu conto a dedo. Não esqueço nunca, por exemplo, quando percorri a NASA por dentro e obtive todas as explicações sobre a ida do home a Lua. Não esqueço a visita que fiz ao Papa Paulo VI no dia de Natal. E gosto de lembrar o dia do meu retorno, após a conquista do titulo em Miami, quando os baianos fizeram aquela festa. No momento, o que mais me comove e ver o meu nome em um viaduto de Salvador, por iniciativa do Prefeito Antonio Carlos Magalhães.
Revista Manchete - edição de 1971.
Nenhum comentário:
Postar um comentário