20 de agosto de 2018

10 Livros com Título de Nomes Femininos

Anne de Green Gables - Lucy Maud Montegomery
Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes  são calmas: os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos sãos maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marília e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.  
Anne de Avonlea - Lucy Maud Montegomery
Desde que chegou a Green Gables, como uma menina órfã, Anne Shirely conquistou o amor da população de Avonlea e a reputação de se meter em confusões. Agora com 16 anos, sentindo-se quase adulta, suas aventuras continuam a emocionar e divertir o  leitor. A jovenzinha de olhos acinzentados e cabelos ruivos, tão apimentados quanto o seu temperamento, é a nova professora da escola municipal, e, por ser pouco mais velha do que seus alunos, a realidade de seu trabalho torna-se um verdadeiro teste para seu caráter. Além de ensinar aritmética e ortografia, Anne passa a entender como a vida pode ficar complicada quando ela interfere no romance de seus amigos, e quando começa a questionar o estranho comportamento do charmoso Gilbert Blythe. Seu espírito irrepreensível e sua imaginação vibrante com frequência a envolvem em divertidas travessuras e confusões, e sua incessante busca por 'almas gêmeas' a coloca em contato com novos e adoráveis personagens. Nesta clássica sequência de "Anne de Green Gables", a autora mais uma vez descreve suas memórias juvenis da ilha de Prince Edward, ao retratar a antiga vila de Avonlea, situada entre as belezas naturais da costa canadense. Apesar de Anne e seus amigos habitarem épocas antigas, quando ainda eram utilizadas lamparinas e charretes, os sonhos para o futuro, as sublimes aspirações e visões românticas fazem de Anne uma heroína para todas as idades e todos os tempos. Desde a estreia de Anne em 1908, gerações de leitores ao redor do mundo cresceram na companhia da jovem moça de olhos vivazes e cabelos brilhantes que repete o tempo todo: 'por favor, diga que são acobreados, e não ruivos'.
Ana Terra - Érico Veríssimo
"Sempre que acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII. O cotidiano dos Terra é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terra e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre. Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, Ana Terra faz parte da saga O tempo e o vento, obra-prima de Érico Veríssimo.
Clarissa - Érico Veríssimo
Publicado em 1933, o primeiro romance de Érico Veríssimo trata das descobertas de uma jovem de treze anos que se mudou do interior para a capital do Rio Grande do Sul. Otimista, confiante, Clarissa mora na pensão da tia. Convive com personagens que lhe despertam tensões do amadurecimento. Um major aposentado, um músico infeliz, um judeu e um protestante que discutem sem parar, uma mulher romântica, um desempregado, um gato, um peixe e um papagaio são alguns dos moradores da pensão de D. Eufrasina. Através do olhar da menina, um dos mais consagrados autores brasileiros retrata a Porto Alegre da década de 30, com as contradições do país e do mundo naquele período, numa leitura interessante para todos os tempos. 
Anna Karenina - Liev Tolstói
Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Anna Karenina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Anna na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.   
Martha Vasconcellos (biografia) - Roberto Macêdo
Martha Vasconcellos nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. Formou-se em professora e, como quase toda moça da época, o sonho maior era casar e ter filhos. Em 1968 foi eleita Miss Bahia, Miss Brasil e e Miss Universo, sendo a última brasileiras a conquistar esse título. Casou, teve dois filhos, separou e, aos 52 anos, quando muitos estão se aposentando, Martha partiu para os Estados Unidos a fim de realizar outro sonho de adolescente: formou-se em Psicologia e fez mestrado em saúde mental e aconselhamento em Cambridge, Massachutts. Trabalhou com vítimas de violência doméstica e foi premiada três vezes. Em Boston conheceu o amor da sua vida, o professor John Riely, com quem viveu até 2011. De volta a Salvador, Martha vive mais um capítulo da sua existência repleta de emoções e conquistas.  
Mary Poppyns - Pamela Lyndon Travers
Uma das personagens mais originais e universalmente amada da ficção, carregando um guarda chuva e uma maleta, Mary Poppins entra em cena voando. Literalmente. Gravado no imaginário das crianças de várias gerações, essa chegada fabulosa da peculiar babá da família Banks abre as portas para muitas outras aventuras e surpresas, como a história da vaca dançante e um chá da tarde nos ares. Mary Poppins é durona e misteriosa, e totalmente irresistível. Publicado em 1934 o livro foi um sucesso instantâneo e desde então fascina leitores de todas asa idades.
Grace (biografia) - Robert Lacey
Biografia não autorizada da ilustre Grace Kelly, atriz e princesa, considerada um ícone cultural norte-americano. O livro afirma que seus casos, filtrados pelos serviços de relações públicas, são pura verdade: Clark Gable, Jean Pierre Aumont, Ray Milland, William Holden e Oleg Cassini, além de outros anônimos que aliviaram o tédio da vida palaciana depois que o casamento com Rainier perdeu o ardor inicial. Mas o homem mais importante da vida de Grace foi Alfred Hitchcock, que forjou sua imagem sedutora através da alquimia que transformou sua pureza casta em paixão flamejante, até seu final trágico.
Matilda - Roald Dahl
Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.
Olga - Fernando Morais
A obra fala sobre a vida de Olga Benário alemã, judia e comunista, que se envolveu com Luis Carlos Prestes. Ela veio ao Brasil para lutar com ele pelos ideais comunistas. Acabou sendo presa e deportada grávida para a Alemanha pelo governo brasileiro, tendo como presidente Getúlio Vargas. Morreu numa câmara de gás de um campo de concentração em 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...