4 de fevereiro de 2011

Maiôs Catalina

Foi fundada em 1907 por John C. Bentz como Bentz Knitting Mills. Teve o nome trocado para Pacific Knitting Mills (1912), depois para Catalina Knitting Mills (1928) e somente Catalina, a partir de 1955.
Na década de 1930 e 1940 a empresa tinha uma relação mutuamente vantajosa com Hollywood. Atrizes e estrelas como Ginger Rogers, Joan Crawford, Ronald Reagan e Marilyn Monroe foram fotografados como garotos propaganda vestindo Catalina, uma forma de cativar os futuros clientes que sentiriam o mesmo glamour dos astros e estrelas daquela época.
Catalina foi um dos grandes patrocinadores o Miss America, concurso de beleza criado por empresários de Atlantic City em 1921 como atrativo para turistas no verão.
O interesse encheu os olhos de vários setores, entre eles os jornais que visaram a venda de exemplares. Os leitores eram incentivados a enviar e acompanhar fotos de garotas vestindo roupa de banho. As melhores fotos garantiam a particiapação da pessoa fotografada no concurso que reunia várias selecionadas em Atlantic City. A eleita era coroada como "Miss America".
Nos primeiros anos o principal momento era o desfile das candidatas em traje de banho e todas usando a mesma marca de maiô. Foi essa particularidade que motivou a Catalina a patrocinar o evento. Os maiôs que passaram a ser fabricados com exclusividade para os concursos traziam o logotipo do peixe-voador de ambos os lados, na parte da frente na altura do quadril.
Yolande Betbeze, Miss America 1951, se recusou a posar para as fotos publicitárias vestindo um maiô, alegando que queria ser reconhecida como uma cantora de ópera. Em represária a Catalina, retirou o patrocínio e se associou na criação do Miss USA e o Miss Universo.
Foi em 1952 que foi realizada a primeira edição do concurso Miss Universo, realizado no dia 28 de junho em Long Beach (EUA). Participaram 30 candidatas e a vencedora foi a representante da Finlândia.
No Brasil, por algumas décadas a Catalina reinou tanto quanto os mitos que ao longo dos anos foram surgindo. Um dos prêmios cobiçados pelas eleitas era o maiô dourado – que era confeccionado pela Catalina nas medidas da Miss Brasil.

1 - Grupo de concorretes ao título de Miss América 1949, vencido por Jacque Mercer, do Arizona;
2 - Yolande Betbeze, Miss America 1951 disse que não queria ser fotografada como pin-up;
3 - A primeira edição do Miss Universo venceu Armi Helena Kuusela Kovo, da Finlândia Armi Kuusela;
4 - Márcia Gabrielli, Miss Brasil 1985 - by Maiôs Catalina;
5 - O concurso Miss Brasil também adotou os trajes assinados pela Catalina. Exemplo a edição de 1963 que venceu Iêda Maria Vargas (RS); Vera Lúcia Ferreira Maia (RJ) e Tânia Maria Franco (PR);
6 - Norma Beatriz Nolan, argentina vencedora do Miss Universo 1962 - by Maiôs Catalina.

2 comentários:

  1. Gosto muitos dos seus posts, eles tem "q" diferentes muito legais

    ResponderExcluir
  2. Vera você está de parabéns por esse detalhe de conhecimento sobre os maiôs Catalina no Miss Universo e Brasil. Parabéns. O maiô dourado foi usado por algumas misses como Terezinha Morango e por Emilia Correa. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...