23 de julho de 2014

Miss Paraná 1978 - 24 Anos de Beleza

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? No ano de 1978, a Rede OM de Comunicações aqui do Paraná, hoje CNT, promoveu o concurso Miss Paraná. O concurso estava completando 24 anos e houve a reunião de algumas misses Paraná de anos anteriores. O texto que irei reproduzir não conta quais misses compareceram ao evento, e sim o que cada uma estava fazendo depois de entregar o título a sua sucessora. Portanto, colocarei as fotos das misses Paraná eleitas até aquele ano, inclusive da Miss Paraná eleita para representar o Estado no concurso Miss Brasil 1978.






Vinte e três das mais belas mulheres paranaenses representam o Estado no concurso nacional que elege Miss Brasil. A 24ª rainha da beleza do Paraná, será conhecida no próximo dia 10 de junho. Vinte e uma delas estão aqui mostrando a beleza destes vinte e três anos e serão homenageadas pela Rede OM de Comunicações dia 10 de junho, com algumas já confirmando presença.
Comunicadores e organizadores do concurso Miss Paraná nos municípios, jornalistas, colunistas sociais, radialistas e gente que acompanha concursos, estão solicitando dados e notícias além de fotos e nomes das misses do Paraná na participação dos concursos Miss Brasil Miss Universo, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional.
Atendendo aos nossos colaboradores e solicitantes um ligeiro retrospecto da representação do Paraná: o concurso Miss Brasil, após diversos períodos entrou em fase definitiva em 1954, o ano de Marta Rocha, e nesse ano o Paraná no participou da promoção, iniciando no ano seguinte quando Wilma Sozzi foi Miss Paraná e também Miss Cinelândia do Brasil, concurso promovido pela antiga revista Cinelândia, do Rio de Janeiro.
A seguir vieram Ivony Lour, Miss Paraná 1956, representando a Federação Paranaense de Desportos Universitários. Karin Japp, foi eleita Miss Paraná em 1957 e ficou com a quinta colocação no Brasil do mesmo ano.
Ana Maria Felício de Paiva, de Londrina foi a Miss Paraná de 1958. Shirley Tempski, foi Miss Curitiba em 1958 e Miss Paraná 1959. Shirley esteve presente no concurso Miss Curitiba 1978.
Maurina Kasemack, foi Miss Paraná 1960. Maria José Nascimento, Miss Paraná 1961, durante o período em que foi miss foi bastante solicitada e viajou muito.
O concurso que até esse ano era promovido somente em Curitiba, passou a ter participação de outras cidades e Ana Maria Gonçalves, de Londrina, foi a Miss Paraná 1962.
O primeiro ano de sucesso do Paraná no Miss Brasil foi em 1963. Tânia Mara Franco, Miss Guarapuava. Miss Paraná voltou da passarela do Miss Brasil com os títulos de Miss Simpatia, Miss Fotogenia e Miss Brasil 2. Milhares de paranaenses aplaudiram a Miss vitoriosa, desde o Aeroporto Afonso Pena até a Rua XV de Novembro, num desfile triunfal.
Tânia Mara foi a Long Beach representar o Brasil no Miss Beleza Internacional, levando a tiracolo a maior equipe de jornalistas que até hoje acompanhou uma Miss ao estrangeiro. Após o concurso ficou um mês nos Estados Unidos atendendo a convites e compromissos sendo apontada pela imprensa internacional presente em Long Beach, "como a mais perfeita miss das passarelas americanas". Na volta, visitou inúmeras cidades e capitais brasileiras, conhecendo ainda quase todas as cidades do Paraná.
 Ângela Teresa Vasconcelos, Miss Paraná 1964, foi a primeira paranaense eleita Miss Brasil. Foi aplaudida em pé no Maracanãnzinho, foi inédito no Miss Brasil. Ângela foi ao Miss Universo, ficando entre as 15 semifinalistas. O que diziam à época, é que ela não havia conseguido colocação melhor por causa de seu penteado, que virou moda assim que conquistou a coroa e o cetro de Miss Brasil.
Rosemary Raduy, de Apucarana, foi a Miss Paraná 1965. Ficou entre as finalistas doo concurso Miss Brasil e uma das mais elegantes doo concurso.
Miriam Marçal, nascida em Apucarana, foi a Miss Paraná 1966, tendo representado a cidade de Califórinia. Sua elegãncia fez sucesso no Miss Brasil.
Wilza de Oliveira Rainato, Miss Paraná 1967, vinda de Jandaia do Sul, ficou em segundo lugar no Miss Brasil do mesmo ano, tendo representado o país no Miss Mundo. Wilza tornou-se Miss Brasil 1967 após a renúncia da paulista Carmem Silvia Ramasco após esta ter retornado do Miss Universo.
Delzi Captan, do Três Marias Clube de Campo, foi a Miss Curitiba e a Miss Paraná 1968, sendo a mais elegante do Miss Brasil.
Marly Simon, Miss Castro e Miss Paraná 1969, é a única representante de Castro a vencer o Miss Paraná até o presente momento.
Maria Regina Corzânego, de Cornélio Procópio, foi eleita a Miss Paraná 1970.
Marize Meyer Costa, de Ibaiti, é a Miss Paraná de 1971. Terceiro lugar no Miss Brasil, Marize não pode representar o país no Miss Beleza Internacional, pois este já havia ocorrido.
Maria Dolores Bordin, Miss Paranavaí, eleita Miss Paraná no ano de 1972.
Adla Nacli, Miss Curitiba, Miss Paraná 1973. Confirmou a beleza da mulher curitibana, cujo título estava afastado da Capital por quatro anos. Sua representação no Miss Brasil marcou muito para nosso Estado.
Cilmara Maria Camargo, representante de Cascavel, tornou-se a Miss Paraná 1974, no Miss Brasil ficou com a quinta colocação.
Maria Aparecida de Oliveira, a simpatia personificada, foi a Miss Paraná 1975.Hoje estudante de Direito, reside em Curitiba e nas horas permitidas pelos estudos, desfila, faz fotografia e comerciais para a televisão.
Claudia Chueri, Miss Paraná 1976, levou para Cornélio Procópio o título pela segunda vez. Foi a 5ª colocada no Miss Brasil.
Débora de Almeida Rosa, a Miss Paraná 1977 é de Paranaguá, cidade famosa pela beleza de suas representantes. A Miss Paraná representou o Estado no Miss Brasil ficando entre as oito finalistas. Débora está prestes a entregar o título para sua sucessora.
1978 será sem dúvida o grande ano da Miss Paraná, pois nunca o concurso foi tão comentado. Os prêmios para a Miss Paraná será o Fiat oferecido pela Rede OM de Comunicações.

Em tempo: A vencedora do Miss Paraná 1978 foi a representante de União da Vitória, Suzy Mara Samways, que no Miss Brasil daquele ano figurou entre as oito finalistas do concurso.

Fonte: Jornal Diário do Paraná, 09/05/1978


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...