22 de abril de 2011

A Lenda do Coelhinho da Páscoa




Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da Páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da Páscoa.
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade.O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.
Para os cristãos, a Páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Além disso, a Sexta-feira Santa é a data assinalada pelo sofrimento e crucificação de Cristo.
Existem algumas curiosidades sobre o coelho da Páscoa. Na Alemanha as crianças esperam ovos do coelho. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). N Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da Páscoa, uma vez que este simboliza a Igreja. A Igreja tem a missão fecunda de propagar os ensimentos cristãos, a palavra de Deus, a todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.
Há uma lenda que marca a história do coelho da Páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de Páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que o coelho havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.

Fonte: Site Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...