17 de julho de 2012

Desafio Literário 2012 - O Chalaça

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Mais uma semana e com ela mais um Desafio Literário - by Vivi, que nesse mês consiste em ler algum livro que recebeu o Prêmio Jabuti - a mais alta premiação concedida a escritores nacionais.
O primeiro livro escolhido O Chalaça, que na verdade recebe a seguinte denominação: Galantes, Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, O Chalaça.
Mais um livro escolhido na dura sorte porque ainda não tinha nem sequer ouvido falar no livro e muito menos no autor. E depois disso, já fiquei sabendo que o autor do livro estará na biblioteca de Curitiba ministrando aulas para quem quiser ser um cronista.
Quanto ao livro, gostei sim, mas não achei aquela coca-cola toda... Fica a dica para quem quiser ler a título de conhecimento.

Tema: Prêmio Jabuti
Mês: Julho
Título: O Chalaça
Autor do livro: José Roberto Torero
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 222

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em específico.
O livro é sobre...
O “alcoviteiro” conselheiro de D. Pedro I, Francisco Gomes da Silva.
Eu escolhi esse livro porque...
Tinha que escolher um livro com o tema e como já havia lido o livro 1822, que cita o nome de Francisco Gomes da Silva, optei por lê-lo.
A leitura foi...
Meio devagar, embora os capítulos sejam curtos...
O personagem que eu gostaria de conhecer é Amélia, segunda esposa de D. Pedro. Por quê?
Gostei da postura que ela toma diante das adversidades.

O trecho do livro que merece destaque:
“Um homem sábio, porém, que porventura um dia vier a ler esses papéis – que é coisa que não espero, porque eles são muito particulares – se perguntará se este momento grave por que passamos não seria melhor aproveitado com atitudes como treinamentos militares, limpeza de canhões e reparo nas fortificações. E eu diria que é uma constatação muito verdadeira, se não estivesse esse meu erudito leitor esquecendo-se desse maravilhoso invento do homem feito para ser utilizado nas horas em que não se sabe, nem se tem o que fazer, que são as reuniões.” – pág. 62-63

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei

Sobre o autor: José Roberto Torero nasceu em Santos, em 1963 e formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Atualmente cursa Pós-graduação em Cinema na mesma Universidade.
É também autor de curtas-metragens, entre os quais Nunc Et semper – premiado em Brasília em 1993 e em Clermont-Ferrand, Franca em 1994 -, e do texto para teatro Sic transit gloria Dei, vendedor do Prêmio Oswald de Andrade de dramaturgia em 1991. O Chalaça ganhou o Prêmio Nascente de Literatura em 1992.

2 comentários:

  1. Escolha interessante. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivi, até fazer a minha pesquisa para a escolha dos livros para o tema de julho, também ainda não tinha ouvido falar no livro e nem no seu autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...