29 de julho de 2012

Desafio Literário 2012 - Quase Memória

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com todos vocês? Mais uma semana começando e espermos que seja de muita saúde e produtividade. Para mim são os últimos dias de "férias forçadas". Estou sem frequentar a faculdade desde o semestre passado devido a problemas na coluna. Mas dia 1º de agosto estarei de volta ao meu curso de Psicologia.
Vamos à postagem de hoje que é refente ao livro que li para o Desafio Literário - by Vivi - que tem como tema nesse mês o Prêmio Jabuti. Escolhi o livro Quase Memória, do jornalista Carlos Heitor Cony e posso dizer que me foi uma grata surpresa ter lido esse livro. Quem diria que o autor passou oito dos dez anos dentro de um Seminário quase tornando-se padre. E se isso tivesse mesmo acontecido, o Brasil teria perdido um excelente jornalista e escritor. Sorte a nossa que ele desistiu a tempo. Um livro altamente recomendado.

 
Tema: Prêmio Jabuti
Mês: Julho
Título: Quase Memória
Autor do livro: Carlos Heitor Cony
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 213

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Gostei muito das compilações que o autor colocou na capa como uma lembrança de suas memórias.

O livro é sobre...
A estória se passa em torno de um embrulho que o autor recebe dez anos depois da morte do pai. Aí, é só recordações...

Eu escolhi esse livro porque...
Quando li a sinopse gostei muito e a curiosidade em ir além dela veio com o tema do Desafio para esse mês.


A leitura foi...
Agradabilíssima, com muitas surpresas pelo caminho.

O personagem que eu gostaria de conhecer é Ernesto Cony Filho, pai do autor do livro. Por quê?
Que homem mais aventureiro. Adorei aquela história do balão que volta para morrer onde nasceu...

O trecho do livro que merece destaque:
“Mas nem tudo foram excursões para ver o sol nascer, nem tudo eram fatias de língua afiambrada da Confeitaria Cavê. Houve momentos trevosos, em que saía até pancadaria. Sobretudo na hora das contas, no quadro-negro. Certa vez, numa extensa divisão de frações, havia um erro no resultado que eu obtivera, o pai me avisou do erro, mas queria que eu o descobrisse sozinho e o corrigisse. Fiz e refiz as contas inúmeras vezes, mas não atinava com o erro. Até que ele perdeu a paciência, o erro estava na minha cara, eu não o via. Agarrou-me pela nuca, encostou o meu rosto em cima de um oito fatal e me fez apagá-lo com o nariz”. – pág. 108
“Minha mãe morreu em fevereiro de 1973. Nos últimos anos, tivera uma sucessão de gripes, algumas fortes, outras nem tanto. De tal maneira estávamos habituados às gripes dela – e ela mesma se habituara a estar gripada – que a sua morte não nos pegou de surpresa”. – pág. 180

“Quando entrei em seu quarto, ela dizia o meu nome, na cadência de uma respiração difícil. No único instante em que voltou a si, perguntou se o pai já tinha chegado, se tudo estava bem com ele, que havia deixado o frango  com as batatas coradas que ele gostava, e que também tinha sopa de ervilhas com bacon na geladeira, era só esquentar, que ele não esquecesse de fechar as janelas porque podia chover e tomasse o remédio antes de dormir. Voltou a respirar com dificuldade e a dizer o meu nome, numa cadência cada vez mais funda. Não parecia sofrer, apenas sentir. Quando meu irmão abaixou a cabeça e se afastou do leito, percebi que ela acabar, serena, segurando a minha mão”. – pág. 181
Nota:
4 – Gostei bastante

Sobre o autor: Um dos escritores e jornalistas mais importantes do país, Carlos Heitor Cony nasceu no Rio de Janeiro, em 1926. Autor de dez romances marcou época como editorialista e cronista do Correio da Manhã. É colunista da folha de São Paulo e articulista de Manchete. O romance Quase Memória (Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras; Prêmio Jabuti 1996) marcou sua volta à ficção em 1995, depois de um silêncio de 23 anos. De Cony também saiu, por esta editora, Antes, o verão (1964; 1996), O piano e a orquestra (Prêmio Nestlé 1996), Pessach: a travessia (1967; 1997) e A casa do poeta trágico (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...