26 de julho de 2012

Hoje é Dia de Lucia

Embora o Bloomsday (16 de junho, data em que se passa Ulisses) seja a festa mais famosa relacionada à obra de Joyce, os irlandeses também festejam o Dia de Lucia em 26 de julho, aniversário da filha do escritor. É uma data criada para promover a conscientização sobre a esquizofrenia.
O que é ESQUIZOFRENIA?

Segundo o site Psiqweb (www.psiqweb.med.br/) Esquizofrenia é uma doença da personalidade total que afeta toda estrutura vivencial. Culturalmente o esquizofrênico representa o esteriotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospreza a razão, porém, ele perde a liberdade de escapar às suas fantasias.
Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam, em geral, por distorções do conteúdo pensamento (delírios), da percepção (alucinações) e por inadequação dos afetos. Usualmente o paciente com esquizofrenia mantém clara sua consciência e sua capacidade intelectual. A esquizofrenia traz ao paciente um transtorno tão severo que é capaz de interferir amplamente na capacidade de atender às exigências da vida e da realidade.

Lucia foi internada pela primeira vez aos 25 anos e ainda recebia cuidados psiquiátricos ao morrer, com 75.
Joyce escreveu sobre a filha: "Seja lá qual for o brilho ou o dom que possuo, ele foi transmitido para Lucia e alimentou uma fogueira em seu cérebro". Bailarina de vanguarda , ex-aluna de Raymond Ducan (irmão de Isadora), Lucia teve um rápido relacionamento com Samuel Beckett, amigo do pai, mas acabou sendo rejeitada. Foi internada pela primeira vez quando, em uma briga com a família, jogou uma cadeira na mãe. A partir daí, seria transferida de instituições na França e na Suíça pelo resto de seus dias. Chegou a fazer psicanálise com o próprio Carl Jung, que descreveu pai e filha como "duas pessoas indo para o fundo de um rio, uma por ter caído e a outra por ter mergulhado".

Fontes pesquisadas: Site Psiqweb e 501 Grandes Escritores  - pág. 284

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...