25 de agosto de 2012

Desafio Literário 2012 - O Médico e o Monstro

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Passada a euforia do concurso Miss Mundo que durou um mês, vamos nos preparar para os próximos concursos que estão vindo por aí. Daqui ha um mês teremos a eleição da Miss Brasil Universo 2012 que será em Fortaleza. Logo colocarei as fotos das concorrentes ao título.
Mas o nosso assunto de hoje são os livros, mais uma resenha feita para o Desafio Literário 2012 que venho participando desde o ano passado e que a cada mês a leitura é feita conforme um tema específico. Por exemplo, esse mês a leitura são de livros de terror, e o escolhido da vez é o livro O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson (esse sobenome lembra alguma miss conhecida de vocês?). Leiam e divirtam-se.


Tema: Terror
Mês: Agosto
Título: O Médico e o Monstro – Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Autor do livro: Robert Louis Stevenson
Editora: L&PM Pocket
Nº de páginas: 121

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
À primeira vista o que me chamou atenção foi a pessoa – aparentemente um homem vestido de preto, de chapéu (ou cartola), se escondendo para que ninguém o reconheça.

O livro é sobre...
A história de um médico, Henry Jekill que deixa um testamento dedicando seus bens a Edward Hyde, homem de aparência estranha, sem profissão definida.

Eu escolhi esse livro porque...
É um clássico do terror juntamente com Frankenstein, não podia perder essa chance de ler.

A leitura foi...
Suspense do começo ao fim

O personagem que eu gostaria de conhecer é o advogado Gabriel Utterson. Por quê? Ele é o homem sério da história, determinado a desvendar todo o mistério em volta do Dr. Jekill e Mr. Hyde.

O trecho do livro que merece destaque:
“Uma semana depois, o Dr. Lanyon acamou-se e, em pouco menos de duas semanas, estava morto. Na noite seguinte ao funeral, que lhe trouxera grande tristeza, Utterson trancou a porta de seu escritório e lá, sentado em companhia da melancólica luz de uma vela, apanhou e colocou à sua frente um envelope manuscrito, lacrado com o selo de seu falecido amigo. Vinha enfaticamente marcado: ‘PARTICULAR: exclusivamente em mãos de J. G. Utterson, devendo ser destruído sem ser lido no caso de seu falecimento’, e o advogado receava o que poderia conter.”

A nota que eu dou para o livro:
4 – Gostei bastante

Sobre o autor: Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1850, de constituição adoentada, cursou, sucessivamente, Engenharia e Direito, formando-se advogado, sem nunca ter exercido a profissão. Morreu em Samoa, arquipélago do Oceano Pacífico em 1894, de hemorragia cerebral.

2 comentários:

  1. Boa escolha. E, como sempre, obrigada por cumprir mais uma etapa do Desafio Literário.

    ResponderExcluir
  2. Vivi, é sempre um prazer ler livros, e está sendo mais prazeroso porque estou tendo a oportunidade de conhecer histórias que ainda não tinham passado pelas minhas mãos. E o DL está me dando essa oportunidade e incentivo para que tal feito aconteça.
    Já estou pensando no DL do próximo ano, mas enquanto não chega vamos às leituras desse ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...