8 de março de 2013

Poeta ou Poetisa?

Médico e médica. Aviador e aviadora. Candidato e candidata. Poeta e poetisa? Não. A denominação divide opiniões, e muitas mulheres que escrevem poesia não aceitam serem chamadas de poetisas, e sim de poetas. A professora Tânia Pellegrini, da UFSCar, tem explicação para o assunto: "Há algum tempo instalou-se que usar 'poetisa' para mulheres que fazem poesia seria voltar atrás na conquista e direitos adquiridos pelas mulheres ao longo de séculos, pois o termo tem caráter pejorativo. Pensando tal afirmação em termos de história da língua, talvez esse suposto caráter esteja basesdo na tradução do termo francês poétesse, que efetivamente significa aquele ou aquela que faz más poesia. Como se vê, trata-se de questão linguística que, como todas desse tipo, têm suas implicações históricas e culturais, e nas quais é difícil tomar partido, e que, na verdade, pouco significam. Nesse caso, os versos de 'Motivo', de Cecília Meireles, talvez também uma das fontes a alimentar a polêmica, encontraram só uma rima perfeita: "Eu canto porque o instante existe/e a minha vida está completa./Não sou alegre nem sou triste/sou opoeta'".

2 comentários:

  1. Olá Vera Lúcia!

    Antes de tudo, parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. O tema que o blog aborda é oportuno. Mas, no meu entender, tanto faz se referir a uma mulher como poeta ou poetisa. Porque importante mesmo é ela deixar brotar da alma os versos e as rimas bem colocadas quando expressar os sentimentos. O Movimento Feminista criou novas palavras ao se dirigir ao sexo feminino, como "Bom dia a Todos e Todas". Ora, quando alguém saúda um grupo, a platéia, a palavra todos já engloba homens e mulheres. Mas é compreensível esse comportamento das feminista, mas não que seja uma exigência usar o temo "Todas". Importante mesmo é que não haja desigualdades de direitos entre homens e mulheres. Porque o respeito deve ser múltuo, assim como obrigações e deveres. Homens e mulheres devem sempre caminhar de mãos dadas.
    Um forte abraço a todas as mulheres.

    Muciolo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Mucíolo, muito obrigada por suas palavras e quero te dizer que concordo com você em tudo o que mencionou aqui. Fiquei curiosa quando vi no jornal da Biblioteca de Curitiba abordando essa questão e por esse motivo publiquei no blog nessa data.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...