24 de fevereiro de 2014

Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Dom Quixote de la Mancha é o personagem principal do clássico homônimo do escritor espanhol Miguel de Cervantes, que foi publicado pela primeira vez em 1605, em Madri, na Espanha. É um dos livros mais vendidos da história. Estima-se que tenham sido comercializadas entre 500 e 600 milhões de cópias.

Dom Quixote é um fidalgo espanhol apaixonado por livros, que de tanto ler novelas de cavalaria, "enlouquece" e passa a achar que é um cavaleiro andante. Junta-se a ele em busca de aventuras, um ingênuo lavrador conhecido como Sancho Pança, que torna-se seu fiel escudeiro. Enfrentam muitas confusões ocasionadas pelos delírios de Dom Quixote - também chamado de Cavaleiro da Triste Figura - que pensa ver gigantes inimigos quando na verdade são moinhos de ventos ou diz estar em um castelo quando está em uma simples hospedaria. Sancho Pança, apesar de não entender como Quixote vê tanta coisa que não existe, o admira e segue ao seu lado.
Para a doutora em Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (USP), Rosângela Schardong, que é especialista na obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote é um clássico por sua atemporalidade. "Sua trama e seus personagens não perdem a atualidade, são capazes de emocionar e cativar leitores de todos os tempos. Eles vivem as mesmas emoções e conflitos de todos os seres humanos: um grande amor, o ódio e a inveja de pessoas próximas, a esperança diante das dificuldades e, no caso de Dom Quixote, os desafios para realizar um grande ideal."
Rosângela ressalta também o fato de a obra trazer questões sempre atuais como a tolerância religiosa, os conflitos derivados das diferenças sociais, as relações entre homens e mulheres, os diferentes modos de avaliar o caráter e a honradez de cada indivíduo, independentemente de sua origem. "É emocionante  perceber a indignação do cavaleiro ante uma situação que ele considere injusta. Seus valores humanistas são, na minha opinião, o elemento mais encantador e mais profundo da obra."


Sobre o autor
Miguel de Cervantes, considerado o maior escritor espanhol de todos os tempos, foi poeta, romancista e dramaturgo. Nasceu em Alcalá de Hernares, uma cidade pequena perto de Madri, na Espanha, no ano de 1545. Seus primeiros textos foram poemas sobre D. Isabel, terceira esposa do rei Felipe II.
Lutou como soldado e foi mantido prisioneiro pelos turcos por cinco anos. Impossibilitado de seguir a vida militar por causa de um ferimento na mão esquerda, decidiu começar a escrever. Seu primeiro romance publicado, Galatea, não teve sucesso. Trabalhou em cargos públicos coletando impostos. Acusado de corrupção, foi preso em 1597. Na prisão, escreveu o livro que lhe tornaria conhecido, Dom Quixote de la Mancha, que teve, em 1605, a primeira edição publicada. Foi um sucesso tão grande que mais cinco edições saíram no mesmo ano. Em 1615, Cervantes escreveu a segunda parte de Dom Quixote. Apesar do sucesso, o livro nada rendeu ao autor, que morreu pobre, em 1616, em um mosteiro franciscano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...