5 de março de 2014

A Sutil Ironia de Austen

Escritora inglesa trouxa em suas obras anseios e dilemas das mulheres de sua época.

Foram apenas seis obras publicadas e a escritora inglesa Jane Austen, nascida na cidade de Hampshire, na Inglaterra, no ano de 1775, tornou-se referência em romances no mundo todo. Considerada uma das autoras inglesas mais importantes de todos os tempos, Austen narra histórias ambientadas em zonas rurais inglesas, envolvendo uma sociedade classe alta e religiosa, claramente uma influência de seu modo de vida.
Atemporais, seus romances são considerados clássicos da literatura.  amor e o casamento são sempre temas centrais e Austen descreve as protagonistas como mulheres fortes, que lutam pelo amor verdadeiro. Narrando o cotidiano de personagens comuns com uma percepção mais apurada, é possível perceber em suas obras uma ironia dissimulada.
Filha de uma família de burguesia rural da Inglaterra, Jane Austen foi criada em um ambiente que lhe proporcionou acesso à educação e à cultura. Começou a escrever na adolescência e, em 1797, quando tinha 22 anos, seu pai tentou publicar um de seus livros, mas a obra foi recusada pela editora. Esse livro viria a se chamar Orgulho e Preconceito, a obra mais conhecida de Austen. No ano de 1803, a autora consegui vender o livro Abadia de Northanger por 10 libras. Entretanto, a obra só veio a ser publicada 14 anos depois, postumamente. Seu primeiro livro a ser lançado foi Razão e Sensibilidade, em 1811, que foi um sucesso e abriu portas para que ela publicasse seus outros romances já escritos.
Então, em 1813, publicou Orgulho e Preconceito. Mansfield Park foi publicado em 1814 e Emma, em 1815. No ano seguinte, sua saúde começou a ficar debilitada e, em 1917, Austen morreu vitima de uma rara doença endocrinológica com apenas 41 anos. Postumamente, foi publicado, ainda, o livro Persuasão. A autoria de suas obras só foi creditada a ela depois de sua morte. Austen assinava seus romances como "a lady". No século XX suas obras começaram a ser adaptadas para o teatro, cinema e televisão, fazendo com que seu trabalho alcançasse públicos mais heterogêneos e de todas as partes do mundo.

Um comentário:

  1. Olá! Ótimo post! Encontrei um livro que quero ler sobre a autora: As Memórias Perdidas de Jane Austen, de Syrie James - 320 páginas - Record. Parece que foram encontrados escritos de Jane, com suas memórias. Gosto muito dos livros dela. Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...