11 de abril de 2014

... E o Vento Levou - Margaret Mitchell

Ambientado no Estado da Geórgia durante a Guerra Civil e o período da Reconstrução, ... E o vento levou se tornou (junto com seus protagonistas, a impetuosa southern belle Scarleth O'Hara e seu garboso marido Rheth Butler) um item central da mitologia maericana. Ainda que o filme de David Selznick, realizado em 1939, tenha contribuído para imortalizá-lo, o romance de Mitchell já vinha obtendo enorme sucesso comercial desde seu lançamento em 1936, e no ano seguinte seria agraciado com o Prêmio Pulitzer.
Numa envolvente saga histórica, a trama acompanha Scarlett e seu séquito através de um tumultuado período da história socioeconômica dos Estados Unidos: desde a sociedade agrícola dos anos 1860, representada por Tara, a plantation da família, até os primórdios da industrialização sulina nos anos 1880. embora seja conhecido sobretudo pelo triângulo amoroso entre Scarlett, Rhett e Ashley, ... E o vento levou também é uma declaração de amor a Atlanta, Geórgia. Natural da cidade, Margaret Mitchell cresceu ouvindo histórias do período pré-Guerra Civil, bem como das batalhas travadas pelo Exército Confederado.
Cena do filme ... E o Vento Levou, com os atores Vivien Leigh, Clark Gable, nos papéis de Scarleth O'Hara e Rheth Butler.

 Em passagens minuciosamente construídas, que revelam a profundidade de suas pesquisas históricas, a autora narra todas as mudanças acarretadas pela expansão da sociedade rural.

Todavia o livro não é inteiramente isento de polêmicas: a simpatia de Mitchell pelos escravagistas sulinos e o idílico retrato que ela faz da sociedade pré-guerra deram azo a um extenso debate cultural, produzindo análises até hoje. Ainda assim, permanece uma obra ambiciosa e cativante, um fenômeno cultural que não só deu novo rumo ao romance americano como também exerceu significativo impacto sobre a compreensão que os americanos têm de sua própria história.

Sobre a autora:

Margaret Munnerlyn Mitchell nasceu em 08 de novembro de 1900 em Atlanta, Geórgia.Obcecada por escrever, conta-se que ainda criança costumava levantar-se no meio da noite para registrar ideias para histórias e peças teatrais. Todavia, Margaret nunca foi exatamente uma aluna brilhante. Casou-se em setembro de 1922, com Berrien "Red" Upshaw, ex-jogador de futebol americano. Foi num período de convalescença que Margaret Mitchell começou a escrever a história que a tornaria famosa. em 1929 a maior parte do livro estava terminada e em 1935 a Editora Macmillan adquiriu os direitos de publicação. Lançada em 10 de junho de 1936, a obra tornou-se rapidamente um best-seller. Em outubro deste mesmo ano, já havia vendido um milhão de exemplares e os direitos de filmagem foram comprados pelo produtor David O. Selznick pela elevada soma de US$ 50.000 (na época). Margaret Mitchell faleceu em 16 de agosto de 1949, após ficar internada durante cinco dias em decorrência de um atropelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...