16 de abril de 2014

Fábrica de Misses*

Com treinamento especializado, a Venezuela fez dinheiro e história.



Misses Venezuela eleitas nos três maiores concursos internacionais do Grand Slam até a data de publicação da Revista Super Interessante em julho de 2008.

Em 55 anos de Miss Universo, a Venezuela foi finalista 22 vezes. entrou para a história como o país recordista de títulos: 4 Misses Universo, 5 Misses Mundo e 5 Misses Beleza Internacional. O segredo não são as mulheres, mas um homem: Osmel Souza. Osmel era estilista e sempre gostou de desenhar rostos perfeitos. Fã dos concursos de beleza, escolhia sua candidata e treinava escondido. Em 1979, um ano antes de se tornar presidente das Organizações Miss Venezuela, sugeriu que Maritza Sayalero fizesse uma plástica no nariz - foi a primeira candidata venezuelana a recorrer ao bisturi. Ganhou o Miss Universo. "O que isso queria dizer? Que teríamos que operar todas!", conta Osmel.
Com visão estética e de negócio, converteu o evento em uma empresa lucrativa. Em seu QG criado para  treinar aspirantes à coroa, cada candidata é minuciosamente analisada e recebe sua meta: deve chegar à forma perfeita à custa de ginástica, dieta e cirurgias plásticas. Quantas Osmel julgar necessárias. "Beleza não nasce, faz-se", diz, sem nenhum dilema ético. Seu padrão de beleza - medidas precisas, nariz fino rosto angulado - reinou entre as misses na década de 1990. A fórmula já começa a dar sinais de cansaço - França, Israel e Suécia proibiram candidatas plastificadas -, mas está longe de ser abolida: cerca de 50% das concorrentes dos mais importantes concursos do mundo têm alguma intervenção cirúrgica.

Revista Super Interessante - edição 254 - julho de 2008.

*Em tempo: depois desta publicação, a Venezuela conseguiu mais 3 vitórias no Miss Universo (2008, 2009, 2011), 1 vitória no Miss Mundo (2012) e 1 no Miss Internacional (2010).

2 comentários:

  1. Olá Vera Lúcia!

    Gostei de sua pesquisa sobre a fábrica de misses venezuelana. Respeito o Sr. Osmel Souza, mas não concordo com seus métodos. Porque uma coisa é melhorar o que é belo, o que já exite. E outra é transformar totalmente um rosto. E quando as intervenções feitas começarem a despencar com o tempo e a pele perder o viço? O que será dessas pessoas? É por isso que os concursos de misses perderam o interesse da mídia e quem os transmitem sofrem com a baixa audiência. Boa Páscoa.

    Muciolo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Olá Mucíolo, que bom ver seu comentário aqui no blog, concordo com seu ponto de vista e também acho que seria muito melhor competir de igual pra igual, sem intervenções cirúrgicas, naturalmente.
    Boa Páscoa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...