15 de setembro de 2014

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com todos vocês? Faltando apenas duas semanas para o concurso Miss Brasil Universo 2014 (ou Miss Universo Brasil, como queiram), segundo o Blog Misses na Passarela, do meu amigo Evandro Silva, as misses começam a chegar em Fortaleza onde será realizado o concurso no dia de hoje. Logo farei uma postagem com as fotos e os dados de cada uma das misses estaduais que disputarão o título de Miss Brasil.
Mas enquanto dia 27 de setembro não chega, vamos a mais uma resenha de um livro que li. O escolhido da vez é O menino do pijama listrado, que gostei muito de ler. Agora pretendo assistir o filme também, e espero não me decepcionar como vem acontecendo ultimamente com os outros filmes baseados em livros lidos.



Título: O menino do pijama listrado
Autor do livro: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Nº de páginas: 240

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial.

O livro é sobre...
Um menino, filho de militar que faz amizade com outro garoto da mesma idade que está num campo de concentração.

Eu escolhi esse livro porque...
Há tempos queria ler a história. Com a história do livro, fiquei curiosa para assistir o filme.

A leitura foi...
Muito chocante em algumas partes do livro.

Cena do filme O menino do pijama listrado, de 2008.

O trecho do livro que merece destaque:
“Ele sentou na cama e por um instante desejou que Gretel se sentasse ao seu lado e pusesse o braço ao seu redor e dissesse que tudo ficaria bem e que mais cedo ou mais tarde os dois aprenderiam a gostar de lá e jamais quereriam voltar a Berlim. Mas ela ainda estava olhando pela janela e desta vez não observava as flores nem o pátio nem o banco com a placa ou a cerca alta ou os postes de madeira nem os rolos de arame farpado ou o chão para além deles nem as cabanas ou os pequenos prédios ou mesmo as colunas de fumaça; em vez disso, ela estava olhando para as pessoas”. pág. 38.

“Os olhos da mãe se arregalaram e sua boca fez o formato de um O. Bruno olhou para ela e se perguntou se era assim que ele ficava quando era surpreendido por alguma coisa”. pág. 104.

A nota que eu dou para o livro:
4- Gostei bastante.
Sobre o autor:
John Boyne nasceu em Dublin, capital da Irlanda, em 1971. Estudou língua inglesa no Irinity College e literatura criativa em Norwich, na faculdade de Easts Anglia. Como começar a vida de escritor não é fácil – é preciso ler muito, escrever mais ainda e depois encontrar alguma editor que goste do que se escreveu -, assim que ele terminou os estudos foi trabalhar numa grande livraria, para ao menos ficar perto das letras. Acordava de madrugada todo dia a fim de escrever por algumas horas antes de ir trabalhar. E deu certo: hoje é autor de seis romances, vários contos e artigos de jornal. Sua obra recebeu diversos prêmios e foi traduzida para trinta e quatro línguas. Diferentemente dos outros livros dele, muito pensados e planejados, O menino do pijama listrado foi escrito em apenas dois dias e meio; assim mesmo de uma vez. E parece ter funcionado: Na terra natal do autor, o livro foi o mais vendido por cerca de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...