22 de setembro de 2014

Quem é Você, John Green?

Foi em 2007 que John Green e seu irmão Hank decidiram criar o Vlgbrothers, um canal no Youtube onde poderiam compartilhar vídeos curtos e informais para conversar um com o outro. Morando longe, mas muito próximos, eles queriam se corresponder apenas por vídeos. Mas o material começou a agradar muita gente e o canal se tornou um projeto grandioso de comunicação com jovens e adolescentes.

Na época, Green já era autor de seus dois primeiros livros (Quem é você, Alasca? e Teorema Katerine) e o vlog ajudou-o a se tornar ainda mais conhecido como escritor, o que aumentou seus leitores e, em um ciclo, atraiu ainda mais pessoas para seus vídeos. Enfim, hoje são mais de dois milhões de inscritos no canal!
Mas por que falar de vlog quando o assunto é literatura? Porque Green mantém a mesma premissa dos vídeos em seus livros: conversar com adolescentes sem subestimar sua inteligência. Danielle Machado, editora da Intrínseca (responsável pela publicação de três obras do autor no Brasil), ressalta a capacidade de diálogo do escritor como como a razão de tanto sucesso: "John Green tem o poder imenso de se comunicar francamente com os jovens, como eles mesmos se comunicam. Para os leitores, ele poderia ser o vizinho de porta que puxa papo no elevador. Leia um de seus livros, assista um de seus vídeos, e você também achará isso".
Para Thalita Rebouças, referência em literatura juvenil no Brasil, essa é a característica fundamental para o sucesso de Green. "Ele sabe ser engraçado e dramático na medida certa, não trata os adolescentes como bobos e conta histórias lindamente", avalia.
John Green sempre quis ser escritor, mas achava que era um sonho distante, como ser astronauta. Quando começou a trabalhar em uma revista que fazia críticas literárias se aproximou desse mundo e foi incentivado por sua editora a escrever. Na infância, era meio "nerd", como ele mesmo diz, o que às vezes fazia com que fosse solitário. Para ele, acabou sendo uma forma de se aproximar da literatura, tornando-o hoje um escritor melhor.
Nasceu em 24/08/1977, em Orlando, nos Estados Unido, e hoje mora em Indianápolis, como sua esposa e dois filhos.
John Green já escreveu seis livros. Destes, ele é coautor de dois. As quatro obras que ele escreveu sozinho são um sucesso tão grande que estão entre os dez livros mais vendidos no país em 2014. Ou seja, Green é responsável por quase metade da lista de best-sellers no Brasil.  Os livros do autor são: Quem é Vocês, Alasca?, O Teorema Katherine, Cidades de Papel, A Culpa é das Estrelas e coautor dos livros Deixe a Neve Cair e Will & Will.

Fonte: Ler e Cia - Livrarias Curitiba, Setembro e Outubro de 2014, edição 58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...