22 de dezembro de 2014

A Miss que Lia Kafka

Nada mais em desuso do que concurso de Miss. Hoje, entre as jovens brasileiras, os concursos da Ford Models são bem mais cobiçados, tanto quanto o eram os de miss há mais de 30 anos.
Contudo, mesmo naquela época, enquanto milhares de moças sonhavam com o cetro, o manto e a coroa, já havia quem achasse tudo isso uma bobagem. Em 1964, aos 19 anos, Ângela Vasconcelos, hoje Ângela Vasconcelos Brito Pereira, acabava de retornar a Curitiba depois de uma temporada na Alemanha, quando amigos e parentes achavam que ela deveria se candidatar ao título de Miss Paraná.
"Aquilo não tinha nada a haver comigo, mas a pressão foi tanta que aceitei, embora não acreditasse que pudesse vencer", contas. Ela não só venceu o Miss Paraná, como uma semana depois, era Miss Brasil.
Ângela lembra que só quando viu o público de 40 mil pessoas no Maracanãnzinho, sentiu que não era uma brincadeira e percebeu o peso da responsabilidade. "Estava muito nervosa, mas não podia desistir. Para me aclamar, nos bastidores peguei um livro, porque eu sempre estava lendo algo". Engana-se quem pensou que era "O Pequeno Príncipe". Era "Contos de Kafka", na época, o escritor favorito de Ângela.
Depois de 33 anos, morando no Rio de Janeiro, mãe de três filhos e avó de dois netos e meio (um a caminho), a arquiteta Ângela - ela mudou de ideia quanto à carreira médica na hora da inscrição para o vestibular - fala de sua experiência como Miss de uma forma bem humorada mas sem saudades. Seus filhos só foram saber da história depois de adultos e, ainda assim, porque a avó contou. Em casa, ela não guarda nenhuma foto da época. As únicas remanescentes estão com seus familiares, em Curitiba.
"Era de se esperar que os concursos de Miss caíssem em desuso. Isso faz parte da evolução".
O que era bom nos anos 50 e 60, hoje já não tem mais valor. Tudo muda, principalmente os  conceitos estéticos. O próprio Lenin já disse que a estéticas é a ética do futuro", lembra Ângela. Porém, o próprio Lenin e tudo aquilo em que ele acreditava, ficou em desuso com a queda do Muro de Berlim.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo, 13/04/1997.

2 comentários:

  1. Que neste Natal de Jesus Cristo todos seus sonham se realizem, minha amiga Vera lúcia!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido amigo Evandro. Tudo de bom pra você e sua família.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...