16 de fevereiro de 2015

O Mundo Mágico de Harry Potter - Mitos, Lendas e Histórias Fascinantes - David Colbert

Olá meus amigos e amigas, tudo bem vocês? Já virou quase uma rotina: todas as segundas-feiras trago uma resenha ou então alguma coisa sobre algum escritor. Hoje a resenha é do livro que o escritor David Colbert escreveu que é uma espécie de "manual de instrução" dos livros do bruxinho Harry Potter, da escritora britânica J. K. Rowling. Gostei muito do livro, sobretudo porque nunca li Harry Potter, acho que se fosse para ler na fonte, talvez não tivesse entendido o que a história estava contando. Vamos à resenha.

Título: O Mundo Mágico de Harry Potter – mitos, lendas e histórias fascinantes

Autor do livro: David Colbert
Editora: Sextante
Nº de páginas: 183
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial.

O livro é sobre...
Um “manual de instruções” onde conta sobre as histórias da série de livros Harry Potter.

Eu escolhi esse livro porque...
Desafio pessoal.

A leitura foi...
De descobertas.

 O trecho do livro que merece destaque:



“O nome Fawkes está ligado à lenda da fênix – embora a histórias tenha sido um pouco modificada. Obviamente, a criatura recebeu seu nome por causa de Guy Fawkes, líder de uma famosa tentativa de atentado que tinha como objetivo explodir o prédio do Parlamento Inglês, em 5 de novembro de 1605. A Gunpowder Plot (conspiração da Pólvora), como foi chamada, seria deflagrada com a rebelião dos católicos ingleses, que, na época, era perseguidos. Os conspiradores esconderam trinta e seis barris de pólvora nos subterrâneos da Casa de Lodes, mas havia tantos conspiradores, que o plano acabou chegando aos ouvidos das autoridades, que prenderam e executaram muitos deles (piorando ainda mais a situação dos católicos). Na Inglaterra, 5 de novembro é o Dia de Guy Fawkes, celebrado com fogueiras como a pira funeral da fênix.” – pág. 101.

“Como muitos fãs de Harry Potter sabem, Nicolas Flamel existiu de verdade. Nasceu nas cercanias e Paris, por volta de 1330, e tentou diversas carreiras – poeta, pintor, escrivão público – antes de se dedicar à astrologia. Segundo seu relato, em 1357 foi visitado em sonhos por um anjo que lhe mostrou um livro e disse: ‘Flamel, olhe este livro. Nem você nem qualquer outro conseguirão entende-lo, mas chegará o dia em que você verá nele algo que ninguém era capaz de ver”. No dia seguinte, ele encontrou aquele mesmo livro na banca de um vendedor de livros de uma rua, em oferta por um preço baixíssimo, já que ninguém era capaz de entender o que estava escrito. Com grande esforço e a ajuda de um estudioso em idiomas que sabia ler o hebraico, Flamel decifrou o texto, que parecia ser um manual de transmutação de metais em ouro.” – pág. 102

A nota que eu dou para o livro:
4- Gostei bastante.
 
Sobre o autor:
Formado pela Brown University, David Colbert estudou antropologia e mitologia, embora tenha passado a maior parte de seu tempo na biblioteca da universidade lendo o que encontrava – o que, de certa forma, ele continua fazendo até hoje. Além de escrever e editar vários livros sobre história, como World War II: A Tribute in Art and Literature e a coleção Eyewitness, Cobert trabalhou como redator chefe do programa de televisão Who Wants to be a Milionarew, similar ao popular Show do Milhão. Ele mora na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Este livro é para o desafio:

2 comentários:

  1. Olá Vera Lúcia!
    Sou fã da série Harry Potter e li todos os livros. Muito interessante esse "manual de instruções" e pretendo adquiri-lo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson, que legal saber disso. Encontrei esse livro por acaso na biblioteca e como esse ano estou fazendo um desafio pessoal, resolvi emprestá-lo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...