7 de dezembro de 2015

Matilda - Roald Dahl

Olá meus queridos amigos e amigas, mais uma resenha chegando por aqui e desta vez com um livro infanto juvenil. Quem ainda não leu Matilda, leia, é muito bom, gente! Me empolguei e me impressionei com a inteligência dessa menininha, ela é demais. Já havia assistido o filme algumas vezes, mas tinha que ler o livro, sem sombra de dúvida. Não é a primeira vez que leio um livro desse autor, em 2012 li A Fantástica Fábrica de Chocolate (http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2012/01/desafio-literario-2012-fantastica.html)  para o Desafio Literário daquele ano. Aqui está a resenha do livro de hoje.



Título: Matilda
Autora do livro: Roald Dahl
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 255
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial.



O livro é sobre...
Sobre uma menininha muito esperta, que gosta muito de livros.
 Eu escolhi esse livro porque...
Já havia assistido o filme e estava curiosa para ler o livro também.
A leitura foi...
Muito legal.

Mara Wilson, intérprete de Matilda, em dois tempos, na época em que fez a personagem e em foto atual.

O trecho do livro que merece destaque:
“A partir de então, Matilda passou a ir à biblioteca apenas uma vez por semana, para devolver os livros que terminara de ler e retirar outros. Seu pequeno quarto de dormir tornou-se sua sala de leitura. Quase todas as tardes ela se sentava para ler, frequentemente com uma caneca de chocolate quente a seu lado. Matilda não tinha tamanho para alcançar as coisas na cozinha, mas ela guardava um caixotinho lá fora e, quando precisava, ia busca-lo para subir nele e pegar o que queria. O que ela mais fazia era chocolate quente; primeiro punha o leite numa panela, esquentava-o no fogão e depois misturava o chocolate. Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixa-la a seu lado enquanto lia quietinha, durante a tarde, na casa vazia. Os livros a transportavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para a África com Ernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.” – pág. 15.

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito

Sobre o autor: Roald Dahl nasceu no País de Gales, no dia 13 de setembro de 1916, seus pais eram noruegueses, atingiu notoriedade na década de 1940 com obras tanto para adultos quanto para crianças, e se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis, entre os quais figuram A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, As Bruxas e James e o Pêssego Gigante. Seus livros foram transformados em filmes no século XX.
Roald Dahl morreu em novembro de 1990, aos 74 anos, de uma doença sanguínea rara, em sua casa, Gipsy House, em Great Missenden, Buckinghamshire, e foi enterrado no cemitério na igreja paroquial de São Pedro e Paulo. Em sua honra, a Roald Dahl Children's Gallery foi aberta num museu em Aylesbury. Em 2008 foi inaugurado o The Roald Dahl Funny Prize: um prêmio anual para autores de ficção humorística infantil.

A título de curiosidade, os livros que Matilda leu:
- NIcholas Nickleby, de Charles Dickens;
- Oliver Twist, de Charles Dickens;
- Jane Eyre, de Charlotte Brönte;
- Orgulho e Preconceito, de Jane Austen;
- Tess, de Thomas Hardy;
- Kim, de Rudyard Kipling;
- O homem invisível, de H. G. Wels;
- O velho e o mar, de Ernest Hemingway;
- O som e a fúria, de William Faulkenr;
- As vinhas da ira, de John Steinbeck;
- Os bons companheiros, de J. B. Priestley;
- O condenado, de Graham Greene;
- A revolução dos bichos, de George Orwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...