19 de janeiro de 2022

A Evolução de Calpúrnia Tate, Jacqueline Kelly

 Olá queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Vamos dar início às resenhas aqui do blog. Como já fiz uma postagem sobre o desafio que vou participar esse ano, aqui está o primeiro livro, que tem como tema "livro escrito por uma mulher". Adorei ler, achei uma leitura leve e divertida, recomendo. E hoje fiquei sabendo que tem uma continuação da história, mas só encontramos em espanhol.

 

"Quando um jovem naturalista começa a estudar um grupo de organismos que lhe é desconhecido, de início fica muito perplexo até determinar as diferenças a serem consideradas... Porque ele nada conhece da quantidade e do tipo de variações a que o grupo está sujeito..." Darwin, A origem das espécies.

Tema: Um livro escrito por uma mulher

Mês: Janeiro

Título: A Evolução de Calpúrnia Tate

Autora do livro: Jacqueline Kelly

Editora: Única

Nº de páginas: 382

 

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...

Uma menina envolta em árvores e com uma rede de caça na mão.

O livro é sobre...

Uma menina de 11 anos que descobre junto com seu avô coisas sobre Ciência.

Eu escolhi esse livro porque...

Faz parte do Desafio Entre Estantes.

A leitura foi...

Leve e muito divertida.

O personagem que eu gostaria de conhecer é... Por quê?

Calpúrnia Tate. Porque ela é uma menina encantadora.

O trecho do livro que merece destaque:

“E eu, o que eu ganhei? Os pequenos, me deram um saco amassado de balas e os mais velhos me deram fitas novas para o cabelo. Meus pais me deram um medalhão de prata, com minhas iniciais gravadas. E aí, tinha mais um presente para mim. Dava para ver que era um livro, mesmo embrulhado em papel kraft. Como era bom ter mais um para juntar à pequena biblioteca que estava se formando na prateleira sobre a minha cama. O livro era tão grosso e pesado que eu soube que era algum tipo de livro de referências, um livro de estudos, talvez até uma enciclopédia. Puxei o papel encorpado para revelar a palavra Ciência escrita em arabescos.” – pág. 344-345.

“- Ah – exclamei. Que maravilha! Ainda melhor do que a sólida realidade do livro em minhas mãos era o fato gratificante de que minha mãe e meu pai tinham finalmente entendido o tipo de alimento de que eu precisava para viver. Sorri radiante para meus pais, animadíssima. Eles sorriram e acenaram com a cabeça. Rasguei o papel para revelar o título completo: A ciência das prendas domésticas.” – pág. 345.

A nota que eu dou para o livro:

 

Nota:

5 - Adorei


Sobre a autora: Jacqueline Kelly nasceu na Nova Zelândia e se mudou com seus pais para o Canadá ainda criança. Ela cresceu em meio às densas florestas tropicais da Ilha de Vancouver, então você pode imaginar o choque, alguns anos mais tarde, quando sua família se mudou para o deserto de El Paso, no Texas. Ela frequentou universidade em El Paso e a escola de Medicina em Galveston. Ela exerceu Medicina por muitos anos e, em seguida, foi para a Universidade do Texas, estudar Direito. Exerceu advocacia por mais alguns anos antes de perceber que o que realmente a fazia feliz era escrever ficção. Seu primeiro conto publicado apareceu em 2001, no Mississippi Review (uma de suas mais orgulhosas realizações). A Evolução de Calpúrnia Tate é seu romance de estreia.

 

Este livro é para o Desafio:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...