Olá meus queridos amigos e amigas, a partir de hoje estarei abrindo mais uma seção aqui no blog Ponto Cruz Ponto com Misses e Literatura: é o Livro do Mês. Todos os meses irei publicar a história de um livro que foi clássico na nossa literatura. Começamos com o livro O Grande Gatsby, do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald. Espero que gostem desse novo espaço.
"O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, retrata a vida de esplendor da elite nova-iorquina da década de 20".
Publicado pela primeira vez em 1925, o romance considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald tem como cenário a Nova Iorque da década de 1920, no pós-guerra e auge da prosperidade. Em uma cidade em ebulição, sentindo os efeitos da revolução industrial, a juventude vivia uma "nova" modernidade.
Jay Gatsby representa o novo rico norte-americano, que ostenta sua condição com uma suntuosa mansão, em Long Island. Gatsby é conhecido por suas festas para centenas de pessoas, com muitas bebidas, música, dança e sempre com a presença de personalidades da literatura, da música e do cinema. A obra é narrada por Nick Carraway, um jovem escritor que se muda para Nova Iorque para trabalhar no mercado de ações. Ainda que o próprio Fitzgerald fizesse parte desse mundo - e até gostasse - ele expressa no romance essa dualidade que enfrentava, fazendo uma crítica ao excesso de materialismo e inversão de valores da sociedade da época, mostrando o lado frustrante do "sonho americano".
Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby na versão atual do filme homônimo de F. Scott Fitzgerld
Cena do filme estreado em junho de 2013 com Leonardo DiCaprio no elenco
O personagem Jay Gatsby pouco desfruta de todo luxo a que vivia cercado. Gatsby paga o preço por sua riqueza e fama com a solidão. Seus esforços concentram-se em chamar a atenção de sua amada, a bela Daisy Buchanan. Hoje milionário, cinco anos atrás ele era apenas um oficial do exército sem posses. Tudo que fez para enriquecer foi para atrair a atenção de Daisy. Infeliz em seu casamento com o abastado e de família tradicional Tom Buchanan, ela tolera as saídas do marido em nome da comodidade.
Em junho desse ano, a obra ganhou uma nova versão de longametragem, do diretor australiano Baz Luhrmann e com Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby. Essa é a quarta adaptação do clássico para o cinema, que já teve versões dos cineastas Herbert Brenon (1926), Eliot Nugent (1949) e Jack Clayton (1974) - essa a mais conhecida, com robert Redford e Mia Farrow nos papéis principais.
Sobre o autor: Francis Scott Fitzgerald nasceu em 1896, em St. Paul, no estado norte-americano de Minessota. Gostava de conviver entre a classe alta e tinha uma fascinação por esse estilo de vida. Alistou-se no exército e, nessa mesma época, conheceu Zelda Sayre, de família rica. Em 1920, ano em que publicou seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, casou-se com Zelda. No ano seguinte tiveram uma filha, Frances. Seu primeiro livro já foi um sucesso de vendas e o casal passou a desfrutar do dinheiro, frequentando festas e eventos sociais. Seus romances retratavam esse alto estilo de ida, na chamada "Era do Jazz". Disse, certa vez, a frase: "Às vezes não sei se eu e Zelda existimos de fato ou se somos personagens de um de meus romances".
Em 1932, Zelda, em razão do alcoolismo e de sintomas de perturbação mental, foi internada. O problemas pessoais o afastaram da literatura. No últimos anos de sua vida, trabalhou como roteirista de cinema. Morreu de ataque do coração, aos 44 anos, em 1940.
Nenhum comentário:
Postar um comentário