4 de agosto de 2013

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

Olá meus queridos amigos e amigas, como estão nesse primeiro domingo do mês de agosto? Esse mês estarei postando a resenha do Desafio Literário mais cedo que no mês passado por conta de algumas pendências com as minhas leituras e por não ter conseguido postar a minha última resenha (O Picapau Amarelo) a tempo no DL anterior. O tema desse mês é Vingança e o livro escolhido foi O Conde de Monte Cristo, do escritor francês Alexandre Dumas (pai). Há tempos que o livro está na minha lista de livros para ler, me interesso muito por histórias com esse tema. Já assisti a última versão do filme, em 2002 com o ator Jim Caviezel no papel de Edmond Dantes e me apaixonei. Um dos raros filmes que assisti antes de ler o livro. Então vamos a resenha.



Tema: Vingança
Mês: Agosto
Título: O conde de Monte Cristo
Autor do livro: Alexandre Dumas
Editora: Melhoramentos
Nº de páginas: 168

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Um homem de capa preta...

O livro é sobre...
Um homem, preso injustamente, que quando sai da prisão começa um plano de vingança contra todos que lhe fizeram mal.

 Última versão para o cinema do livro homônimo de Alexandre Dumas, estrelado por Jim Caviezel (Edmond Dantes), Guy Pearce (Fernand Mondego) e Dagmara Dominczyk (Mercedes) nos papéis principais.

Eu escolhi esse livro porque...
Há tempos estava na minha lista para lê-lo e quando o tema do DL para esse mês, não hesitei em escolher esse livro.

A leitura foi...
Prazerosa, porque já queria ler o livro fazia algum tempo.
O personagem que eu gostaria de conhecer é Edmond Dantes. Por quê?
Achei um personagem justo, idôneo, que sofreu injustamente por uma coisa que não cometeu. No lugar dele eu faria a mesma coisa: me vingaria...

O trecho do livro que merece destaque:
“Deus permitiu que eu pudesse recompensar os bons, murmurou ele. Agora que me permita castigar os maus”

A nota que eu dou para o livro:
4 – Gostei bastante

Sobre o autor: Alexandre Dumas (pai), nasceu na região de Aisne, próximo a Paris em 24 de julho de 1802. Era neto do Marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterier e de uma escrava, Marie Césette Dumas. Após escrever algumas peças de sucesso, passou a se dedicar aos romances. Apesar de ter um certo estilo de vida extravagante e sempre gastar mais do que ganhava, Dumas provou ser um divulgador astuto. Com alta demanda dos jornais por romances seriados, em 1838 simplesmente reescreveu uma de suas peças para criar sua primeira série em romance. Intitulada “O Capitão Paulo” levou-o a criar um estúdio de produção que lançou centenas de histórias, todas sujeitas à sua apreciação pessoal. Alexandre Dumas morreu em 05 de dezembro de 1870 na França.

3 comentários:

  1. Olá, essa versão que você leu deve ser extremamente reduzida, pois tenha a versão com o texto integral que possui 2 volumes com mais de 500 paginas cada um. Te aconselho ler essa versão, pois poderá apreciar ainda mais a historia completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) Anônimo(a):
      devido ao término do meu curso de Psicologia estou com o meu tempo muito curto, mas no entanto, não quero deixar minhas leituras, que são o meu prazer, de lado. Por esse motivo, esse mês, li sim o volume reduzido dessa versão do livro. Minhas vontade é ler a versão que você citou, e a versão da figura que coloquei para ilustrar a postagem, que é a definitiva.
      Obrigada por seu comentário, mas poderia ter se identificado, gosto de saber quem visita o blog e gosto de chamá-las pelo nome.

      Excluir
  2. Esse livro é um clássico, tambem vi o filme, mas nao tive a oportunidade de ler o livro, mas está nos meus planos ler a versao completa. Excelente escolha!

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/08/desafio-literario-v-de-vinganca.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...