Tema: 60 Livros para Ler Antes dos 60 anos
Mês: Fevereiro
Título: Olhai os Lírios do Campo
Autor do livro: Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 285
Ano de publicação no Brasil: 1938
Personagens: Eugênio Fontes (Médico; tem complexo de inferioridade desde criança, questiona a existência de Deus);
- Olívia Miranda: Médica formada junto com Eugênio;
- Eunice Cintra: mulher com quem Eugênio casou para ascender profissionalmente. Ficaram casados por três anos;
- Anamaria: filha (ainda criança) de Eugênio e Olívia.
- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A foto em preto e branco de um campo com árvores.
- O livro é sobre...
Um homem, na faixa dos trinta anos, que sofre de complexo de inferioridade desde a mais tenra idade e mais tarde luta contra isso.
- Eu escolhi esse livro porque...
É um dos livros escolhidos para o Desafio que me propus a fazer.
- A leitura foi...
Muito boa, gostei muito. Foi uma grata surpresa ler esse livro. Érico Veríssimo não decepciona. É o quarto livro que leio do autor. Agora eu sei porque tem esse título.
- O trecho do livro que merece destaque:
"- Quando a gente está sozinha em casa e ouve barulho no andar térreo, fica logo assustada pensando em ladrões. Se não desce para ver o que é, passa o resto da noite preocupada, não dorme ou dorme mal, tem pesadelos... O melhor é descer, verificar que foi apenas o gatinho que virou a cadeira; depois voltamos para a cama e dormimos tranquilos. - Pausa. - Se eu te retivesse aquela noite tu passarias o resto da vida amargurado e arrependido, julgando que tua felicidade estaria nesse outro mundo em que hoje vives" - pág. 146.
"Sim, não bastava que ele se sentisse feliz, que tivesse Anamaria a seu lado corada, alegre, bem vestida e bem alimentada... Era preciso pensar nos outros e fazer alguma coisa em favor deles... Por que não começar algum trabalho em benefício das crianças abandonadas? Dar-lhes alimentação adequada, boa roupas, higiene, instrução, assistência médica e dentária, colônias de férias, oportunidades de se divertirem, de serem alegres... Aí estava um grande plano. Tinha certeza de que Seixas o ajudaria. Amava as crianças e os moços. Achava que os adultos e os velhos estavam irremediavelmente perdidos." - pág. 273.
- A nota que dou para o livro:
5
Sobre o autor: Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 1905. Na juventude, foi bancário e sócio de uma farmácia. Em 1931 casou-se com Mafalda Halfen von Volpe, com quem teve os filhos Clarissa e Luís Fernando. Sua estreia literária foi na Revista do Globo, com conto "Ladrões de gado". A partir de 1930, já radicado em Porto Alegre, tornou-se redator da revista. Depois, foi secretário do Departamento Editorial da Livraria do Globo e também conselheiro editorial, até o fim d vida. Érico Veríssimo morreu em 1975, em Porto Alegre, quando terminava o segundo volume de seu livro de memórias, Sol de Clarineta. Em 1980 a Rede Globo apresentou uma novela, em 108 capítulos, contando a história de Eugênio, Olívia e Eunice. Os personagens foram interpretados por Cláudio Marzo (Eugênio), Nívea Maria (Olívia) e Thaís de Andrade (Eunice). (Informações retiradas da contracapa do livro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário