28 de maio de 2011

Desafio Literário - 1808 - Livro Reportagem

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Estou participando do Desafio Literário 2011 que consiste em ler pelo menos 12 no ano com temas específicos. Esse mês é a vez dos livros-reportagens e o que eu escolhi foi o livro 1808, de Laurentino Gomes. Só posso dizer uma coisa: ADOREI!
Com uma linguagem acessível e com muitos personagens que não estão nos livros de História, esse livro é muito recomendado para quem quer ir além do que nós aprendemos sobre a História do Brasil até agora. Nota 1000 para o livro e para o autor.

Tema: Livro-reportagem
Mês: Maio

Título: 1808

Autor do livro: Laurentino Gomes
                               
Editora: Palenta

Nº de páginas: 436



Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
O que estava escrito na capa: “Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. Só essa chamada já foi o bastante para me deixar curiosa para começar a ler.       




O livro é sobre...
A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Desde como se deu os preparativos para a vinda, passando por vários personagens, até então desconhecidos para nós, até o seu retorno de volta a Portugal em 1823.
 







A leitura foi...
Muito agradável, pois tem uma linguagem de fácil compreensão.


                   


O personagem que eu gostaria de conhecer é D. João, para ter um conhecimento além dos livros de História.



O trecho do livro que merece destaque:
“No auge de seu poder, Napoleão despertava medo e admiração tanto nos seus inimigos quanto nos seus admiradores. Lord Wellington, que em 1815 o derrotou definitivamente em Waterloo, dizia que, no campo de batalha, Napoleão sozinho valia por 50000 soldados. Os escritor François René de Chateubriand, que era seu adversário, o definiu como o mais poderoso soporo de vida humana que já tinha passado pela face da Terra.
Foi esse homem que o indeciso e medroso D. João, príncipe regente de Portugal, teve de enfrentar em 1807”.  (pág. 44)

“A menina Carlota chegou a Portugal em maio de 1785. Por cortesia, o garoto D. João foi recebê-la na fronteira, mas as confusões do casamento, resultantes do caráter indomável da princesa, não tardaram a aparecer. Na noite de 09 de junho, durante uma festa no Palácio de Vila Viçosa, Carlota teria mordido a orelha do marido e lhe atirado um castiçal na testa. Fazia apenas dois meses que estavam casados”. (pág. 182)

“Como eram impúberes, Carlota e D. João só consumaram o casamento seis anos mais tarde, quando a princesa completou quinze anos. Enquanto não foi autorizada a compartilhar a mesma cama com o marido, Carlota passou seus dias em brincadeiras de rodas no Palácio Queluz, aos cuidados da rainha Maria I, cujos sinais de loucura já começavam a se manifestar”. (pág. 182)


A nota que eu dou para o livro: 5 - Adorei

2 comentários:

  1. Gostei do seu entusiasmo! Eu gostei muito de 1808 e aorei o 1822, você vai gostar.
    abs
    Jussara
    www.palavrasvagabundas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vera! Bom estar aqui mais uma vez. Fico realmente feliz em vê-la apreciando essa leitura instigante da história brasileira. Estou com esse livro aqui na estante, e as resenhas que tenho lido só me motivam a lê-lo. Valeu a dica!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...