25 de maio de 2011

Li até a página 100 e...

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Nas minhas andanças pelos blogs literários achei um Meme bem legal que agora posto aqui para vocês. Consiste em escrever o que você achou do livro até a página 100, então vamos à minha primeira postagem de novo desafio.

Meme criado pela Cibele do Blog "Eu leio eu conto", para contar como é o livro e o que estamos achando até a página 100...

Primeira frase da página 100:
“Foi também nesse ponto que D. João decidiu ir para a Bahia, em vez de seguir para o Rio de Janeiro como estava planejado desde a saída de Lisboa”.
Do que se trata o livro?
O livro é uma minuciosa reportagem histórica feita pela jornalista Laurentino Gomes, sobre a vinda da Família Real, que saiu fugida de Portugal e veio para o Brasil em 1808 ficando aqui até 1821.
O que está achando até agora?
Estou encantada com os detalhes contados pelo autor, personagens que não tem e nenhum livro de História.
O que está achando dos protagonistas?
Quem diria que D. João IV era medroso e que Carlota Joaquina era manca de uma das pernas, ficou presa em um dos palácios e mesmo assim tentou contra a vida de seu marido cinco vezes.
Melhor quote até agora:
“No caso de Portugal, as conseqüências poderiam ser ainda piores. Se o príncipe regente aderisse a Napoleão, os ingleses não só bombardeariam Lisboa e seqüestrariam a frota portuguesa como muito provavelmente tomariam suas colônias ultramarinas, das quais o país dependia para sobreviver. Com o apoio dos ingleses, o Brasil, a maior e mais rica dessas colônias, provavelmente declararia sua independência mais cedo do que se esperava, seguindo o exemplo dos Estados Unidos e de seus vizinhos territórios espanhóis. E, sem o Brasil Portugal não seria nada” (pág. 34)
Vai continuar lendo?
Vou sim, sem dúvida. E quando eu terminar, quero ler o outro livro que fala sobre a Independência do Brasil...
Última frase da página:
“Por falta de ventos, as naus de D. João e Carlota Joaquina levaram dez dias para percorrer somente trinta léguas, distância que, em situação normal, seria vencida em dez horas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...