10 de dezembro de 2012

92 Anos de Clarice Lispector



Seu nome era Haia Pinkhasovna Lispector, nascida na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, veio para o Brasil com dois meses de idade fixando residência com sua família em Recife, PE. Aos 24 anos, Clarice Lispector estreou com o surpreendente romance Perto do coração selvagem. Casou-se com um diplomata e partiu em 1944, para uma longa temporada no exterior. Avessa à vida social, refigiou-se na literatura. Em 1964, publicou A paixão segundo G. H., seu romance mais importante. Após se separar do marido, ela retornou ao Brasil. Em 1966 sobreviveu a um incêndio em seu quarto, provocado por um cigarro aceso. Passou três dias em estado grave por causa das queimaduras e entrou em longa depressão. Solitária, assim Clarice resumia sua literatura: "Não escrevo para fora, escrevo para dentro". Fazia uso brilhante do fluxo de consciência para revelar os pensamentos de seus personagens.
Clarice faleceu no dia 09 de dezembro de 1977 na véspera de completar 57 anos, de câncer, no Rio de Janeiro.
Suas principais obras são:

Romances
- Perto do coração selvage, 1943;
- A paixão segundo G. H., 1964;
- Água viva, 1973

Novela
- A hora da estrela, 1977

Contos
- Laços de família, 1960


Entre as suas citações mais famosas estão:

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifíco inteiro".


"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite".

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...