4 de julho de 2014

Cinquentenário da Eleição de Angela Vasconcelos no Miss Brasil 1964

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Hoje, além da comemoração da Independência dos Estados Unidos, comemora-se também os 50 anos de eleição da Miss Paraná Ângela Vasconcelos como Miss Brasil 1964. Ângela foi a primeira miss representando o Estado do Paraná a vencer esse concurso. Transcrevo logo abaixo um texto que encontrei na internet sobre o dia da eleição.

O ano de 1964 foi um dos mais marcantes da história do Brasil. Em 31 de março, um golpe militar destituiu o presidente João Goulart, iniciando uma ditadura de duas décadas.
Apesar da situação política, o Brasil seguiu em frente com suas tradições e contradições, esperanças e medos.
Ainda sob a repercussão da vitória de Ieda Maria Vargas no Miss Universo 1963, o Miss Brasil 1964 foi um dos mais disputados.
Ângela Teresa Pereira Reis Neto Vasconcelos, uma carioca de 19 anos, estudante de Ciências Biológicas, tornou-se a primeira Miss Paraná a conquistar o título de Miss Brasil.
Cabelos castanhos, belos olhos verdes, 1,75m (a mais alta Miss Brasil até então), 92-59-93, Ângela Vasconcelos, inspirada numa fotografia de Ieda Vargas  que a emocionou quando vivia na Alemanha, entrou na concurso para "quebrar a monotonia da vida" e "até ganhar um automóvel"! Sem dúvida, essa era uma perspectiva interessante para uma jovem que cujo escritor preferido era Sartre e que lia Goethe no original.
Desde a sua chegada no Rio de Janeiro, a previsão era de que o título estaria entre Ângela e Vera Lúcia Couto, a bela mulata representante da Guanabara, nome que faria história nos concursos de beleza. Como assinala a reportagem da revista Manchete de 18 de julho de 1964, o "público manifestou ruidosamente a sua preferência gritando, em ritmo compassado, 'gua-ra-na'!, 'gua-ra-na'!, ou seja, os primeiros lugares para as misses Guanabara e Paraná. No desfile de maiô, o público teria começado a pender para a Miss Paraná".
   O país parou para comentar o penteado da nova Miss Brasil que acabou virando moda. Muitos afirmaram que seu penteado foi o motivo de ter sido apenas semifinalista no Miss Universo em Miami, vencido pela grega Kiriaki Tsopei.
Vera Lúcia Couto, Miss Guanabara, foi a 2ª colocada e obteve o 3º lugar no Miss Beleza Internacional. A terceira colocada, Maria Isabel Avelar Elias, Miss Sergipe, obteve o 4º lugar no Miss Mundo. Apesar de todos os problemas, ao menos no que refere às suas misses, 1964 foi um ótimo ano para o Brasil.

Fonte: http://missesdobrasil.tripod.com/id557.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...