28 de julho de 2014

Garota Interrompida - Susanna Kaysen

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Mais uma resenha sendo postada aqui, dessa vez o livro escolhido é Garota, Interrompida. Conta a história real de uma moça de 18 anos que passou dois anos de sua vida num hospital psiquiátrico. Uma história e tanto, gostei muito do livro, já o filme ainda não tive a oportunidade de assistir ainda. Em 1999 a atriz Winona Ryder deu vida a Susanna Kaysen e Angelina Jolie à Lisa, um de seus primeiros filmes, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.



Título: Garota, Interrompida
Autor do livro: Susanna Kaysen
Editora: Única Editora
Nº de páginas: 189

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial.

O livro é sobre...
Uma moça de 18 anos que passa dois anos de sua vida num hospital psiquiátrico.

Eu escolhi esse livro porque...
Indicação de leitura de uma professora da pós em Saúde Mental.

A leitura foi...
Muito boa, dá para refletir muito sobre nossa vida e o que fazemos dela.

Winona Ryder no papel de Susanna e Angelina Joli no papel de Lisa, no filme homônimo que conta uma história real e dramática.

O trecho do livro que merece destaque:

“As estagiárias de enfermagem tinham 19, 20 anos: nossa idade. Tinham rostos asseados e ansiosos, uniformes asseados e bem passados. Sua inocência e sua incompetência nos davam pena, ao contrário da incompetência das atendentes, que despertava nosso desprezo. Isso acontecia em parte porque as estagiárias só ficavam ali poucas semanas, enquanto as atendentes passavam anos a fio exercendo sua incompetência. No entanto, isso acontecia, principalmente, porque olhar para as estagiárias de enfermagem era olhar para versões alternativas de nós mesmas. Elas viviam uma vida que nós poderíamos estar vivendo se não estivéssemos às voltas com o fato de sermos doentes mentais. Dividiam apartamentos, tinham namorados e conversavam sobre roupas. Queríamos protege-las, para que pudessem continuar vivendo essa vida. Eram nossas representantes por procuração”. (pág. 103).

“A questão era a seguinte: o que podíamos fazer? Podíamos pular da cama toda manhã, tomar uma chuverada, vestir a roupa e ir trabalhar? Podíamos raciocinar direito? Podíamos deixar de dizer qualquer maluquice que nos desse na telha? Algumas podiam; outras não. Aos olhos do mundo, porém, todas estávamos estigmatizadas”. (pág. 142).

A nota que eu dou para o livro:
4- Gostei bastante.

Sobre a autora:
Susanna Kaysen passou dois anos em um hospital psiquiátrico e foi através dessa experiência que nasceu o livro Garota, Interrompida. Ela também é autora das obras As I Knew Him e Far Field. Ela vive em Cambriedge, Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...