14 de julho de 2014

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Olá queridos amigos e amigas, mais uma resenha sendo publicada aqui no blog. Dessa vez, eu fiz o contrário (não deveria, mas fiz): assisti ao filme primeiro e depois li o livro. Minha opinião sobre o filme antes de ler o livro - gostei, sou meio chatinha pra assistir filme, mas gostei. Minha opinião sobre o filme depois que li o livro - que decepção! O livro sem dúvida é muito melhor que o filme e não o troco por nesse mundo! Vamos a resenha.



Título: O Lado bom da Vida
Autor do livro: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 254

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Bem, tem os personagens principais na capa e diversas anotações que contém no texto.

O livro é sobre...
Um homem que durante um período fica internado em uma clínica, e que, quando sai de lá, se esforça para levar uma vida normal.

Eu escolhi esse livro porque...
Mais um que estava na minha lista, já havia assistido ao filme, o que não gosto de fazer antes de ler o livro.

A leitura foi...
Muito agradável, de bom entendimento

 Cena do filme "O Lado Bom da Vida", com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence nos papéis principais

O trecho do livro que merece destaque:

- Bem, a pessoa tem aventuras. Todas começam com encrencas, mas logo você assume seus problemas e se torna uma pessoa melhor, trabalhando duro, que é o que fertiliza o final feliz e permite que ele floresça; como o final de todos os filmes de Rocky, Rudy, Karatê Kid, as trilogias de Star Wars e Indiana Jones e os Goonies, que são os meus filmes favoritos, embora eu tenha jurado me abster de filmes até a volta de Nikki, porque minha vida é o filme a que vou assistir e, bem, está sempre passando. Além disso, eu sei que está quase na hora do final feliz, quando Nikki vai voltar, porque progredi muito com a ajuda do fisiculturismo, dos medicamentos e da terapia.”. (pág. 18).

“Ao terminarmos, meu irmão dá a volta no sofá, pousa um braço sobre o meu ombro e começa a entoar o nosso canto de guerra, do qual me lembro, e canto com ele. “Voem, Eagles, voem! A caminho da vitória!’ Estou tão feliz por estar cantando com meu irmão que nem me irrito por ele estar com o braço sobre meu ombro. Andamos em volta do sofá enquanto cantamos: ‘Lutem, Eagles, lutem! Marquem um, dois, três touchdowns!’ Olho para meu pai e ele não desvia o olhar. Apenas começa a cantar com mais entusiasmo. Ronnie passa o braço em torno de mim e, então, eu me vejo entre meu irmão e meu melhor amigo. ‘Para baixo. Para cima. E observem nossas águias voando!’ Vejo que minha mãe veio até a sala para assistir e estão prestes a rir ou a chorar. Mas seus olhos parecem felizes, de modo que sei que ela está rindo sob as mãos. ‘Voem Eagles, voem. A caminho da vitória!’ Então Ronnie e Jake tiram os braços do meu pescoço para poderem fazer as letras novamente com seus corpos. ‘E!-A!-G!-L!-E!-S! EAGLES!’ Nosso rosto está vermelho e meu pai, ofegante, mas todo mundo está muito feliz e pela primeira vez sinto que realmente estou em casa.” (pág. 67)

 A nota que eu dou para o livro:
4- Gostei bastante.

Sobre o autor:
Matthew Quick nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, em 1976.  É autor do livro que originou o filme para o cinema, O Lado Bom da Vida. Além desse livro, Matthew é autor de mais três romances: “Sorta Like a Rock Star”, de 2010 e “Boy 21”, de 2012, não publicados no Brasil e “Forgive Me, Leonard Peacock”, publicado no Brasil com o título “Perdão, Leonard Peacock”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...