16 de julho de 2014

A Culpa de um Crimonoso

Crime e Castigo, romance do russo Fiódor Dostoiévski, é um dos livros mais lidos do mundo. Foi escrito em 1866, em São Petesburgo, na Rússia. "Por tratar de questões eternas da existência humana, tais como: 'um crime pode ser cometido para salvar a humanidade?' 'Como se sente um criminoso?', a obra de Dostoiévski continua tão atual e interessante aos olhos do leitor", diz a professora de Letras Russas da Universidade de São Paulo Elena Vássina.

Na história que envolve um crime e suas consequências, Dostoiévski trabalha com o conceito de culpa e mostra como ela pode ter desdobramentos físicos a ponto de desestabilizar o equilíbrios psicológico de uma pessoa. Raskólhnikov é um jovem pobre, ex-estudante universitário, que vive nos bairros marginais de São Petesburgo. Dono de uma mente febril, convence a si próprio de que, devido à sua extrema miséria, está isento de qualquer lei moral. Porém, quando resolve colocar a teoria à prova, as coisas não saem como o  esperado e ele sofre miseravelmente.
"Crime e Castigo é um romance de polifonia de vozes, ou seja, o autor utiliza vários textos dentro de um mesmo texto", destaca Elena Vássina, acrescentando que a importância de Dostoiévski para a literatura está na sua nova forma de conceber o homem interior.
Para Elena Vássina, o livro "desperta nossa consciência e nos faz refletir sobre as bases morais necessárias para a sobrevivência da humanidade".
Muito dos temas que Dostoiévski debate em seu romance continuam a ser atuais e a tocar profundamente leitores do mundo inteiro . "Questões como o direito à violência e ao crime cometidos em prol de alguma ideia não estão resolvidas e continuam a perturbar a humanidade", diz a professora.
Uma curiosidade sobre o livro: na Rússia, Crime e Castigo é leitura obrigatória para os alunos a partir da 8ª série.

Sobre o autor:
Fiódor Dostoiévski nasceu em Moscou, em 1821. Formou-se em Engenharia e começou a carreira como escritor fazendo traduções. Estreou na literatura com a novela Pobre Gente, em 1845. Em 1849, foi condenado à morte por envolvimento com a política liberal. Minutos antes do fuzilamento, sua pena foi trocadas port um período de exílio na Sibéria, onde ficou quatro anos exercendo trabalho forçado.
Dostoiévski morreu em São Petesburgo, em 1881, e é considerado um  dos mais importantes romancistas russo, ao lado de Tosltói. Entre suas obras, destacam-se: Os Irmãos Karamazóv, O Jogador, Notas do Subsolo, O Eterno Mando e Memória da Casa dos Mortos.

Fonte: Ler e Cia - Livrarias Curitiba - julho/agosto/2014 - edição 57

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...