13 de agosto de 2014

Miss Simpatia

Filha de boias-frias, ela teve que parar de jogar vôlei para trabalhar. Sem dinheiro para pagar o ônibus (muito menos academia), ia para o serviço a pé. Mas a força de vontade e o bom humor de Grazi fizeram dela miss e, hoje, uma das mulheres mais belas e admiradas do país.

Nascida  e criada em Jacarezinho, interior do Paraná, Grazielli Massafera, de 23 anos, nunca pensou que ficaria famosa. Muito menos que seria conhecida pela beleza e pelo corpo escultural. "Sempre fui a feinha da turma... Não fazia o menor sucesso com os meninos. Como era muito branca e magra, meus apelidos era Olívia Palito e lagartixa", lembra a loira que virou celebridade.
Desde criança.Grazi luta contra a balança. Mas, ao contrário da maioria das mortais, ela tem tendência para emagrecer. Na adolescência, quando já tinha 1,73 metro de altura, chegou a pesar 48 quilos. "Minha mãe fazia de tudo para eu ganhar uns quilinhos. Era obrigada a comer ovo de pata e tomar fortificantes na linha do óleo de fígado de bacalhau. Mas nada disso me fez engordar. Talvez tenha me ajudado a ganhar uma saúde de ferro: nunca fico resfriada", conta a ex-Big Brotehr, que virou repórter do programa Caldeirão do Huck, da TV  Globo.
2004 foi o ano da virada  para Grazi. Ainda sem silicone, fez as primeiras fotos produzidas para participar dos concursos. 

Como o ponteiro da balança não subia, o jeito era disfarçar a magreza. "Adorava inverno porque vestia uma roupa por cima da outra. "No verão, não podia fazer isso e a magreza saltava. As pessoas acham que só os gordinhos sofrem preconceito, mas os mafros também são motivo de brincadeiras de  mau gosto", diz.
Aos 14 anos, começou a treinar vôlei no colégio para ver se o exercício ajudaria a tornear o corpo. "No primeiro dia do treino, o técnico apontou para mim e disse: vocês estão de brincadeira, né? Essa daí não aguenta nem o peso da bola", lembra. "Só que sou muito decidida, quando quero uma coisa vou até o fim! Em dois anos, virei a capitã do time, fui campeã duas vezes na disputa entre os colégios. E até ganhei músculos nas pernas!"
Vencer o concurso Miss Paraná deu à loira o direito de participar do Miss Brasil: ficou em terceiro lugar

Infelizmente, Grazi teve que abandonar as quadras quatro anos depois. A família começou a passar por dificuldades financeiras e ela foi trabalhar para ajudar no sustento da casa. Conseguiu um emprego de vendedora numa loja de cosméticos, onde aconteceu seu primeiro contato com produtos importados. "Comprava máscaras de tratamento para cabelo a preço de custo para hidratar os fios em casa", conta.
Foi nessa época também que a bela descobriu uma maneira mais barata para ficar em forma. Sem dinheiro para pagar academia e precisando economizar o dinheiro das passagens de ônibus, caminhava 30 minutos a pé para chegar ao trabalho. Fazia o mesmo percurso pelo menos quatro vezes por dia, porque almoçava em casa. "Jogar vôlei durante quatro anos e caminhar todo dia, sem dúvida, me ajudaram a ter o corpo que tenho. Infelizmente, não disponho de muito tempo para me exercitar. Mas sei que preciso. Lembro que tinha mais pique. /agora, me sinto muito cansada no final de um dia de trabalho".
Longe das quadras, Grazi viu o ponteiro da balança cair novamente. Por isso, não dava ouvido aos apelos das amigas para que participasse dos concursos de beleza. "Tinha pesadelo só de pensar em desfilar de maiô", brinca. Em compensação, adorava ir aos rodeios. É que nessas festas ela podia usar e abusar dos truques para parecer mais gostosona. "Aprendi a usar espuma por baixo da calça de couro. Ficava com a maior coxona. Tudo bem, era só para desfilar. Não deixava os meninos encostarem em mim para não descobrirem o meu segredo", revela.
Desfilando no Miss Paraná 2004 representando Barra do Jacaré

Depois de algum tempo, finalmente cedeu à insistência dos amigos. "Só que, para participar, tem que desembolsar uma grana e pagar inscrição, cabeleireiro, alugar vestido... E o prêmio nem sempre valia a pena. Disputei vários em que a primeira colocada ganhava um secador de cabelo! Só não desisti porque dois amigos gays fizeram muita pressão. Um era cabeleireiro e sempre me arrumava. Foi ele, inclusive, quem me ensinou a maquiar. O outro me emprestava os vestidos", conta. Eleita Miss Paraná no ano passado, Grazi ganhou o direito de participar do Miss Brasil. Acabou conquistando o terceiro lugar o título de Miss Brasil Beleza Internacional.
Com os prêmios dos concursos, finalmente juntou o dinheiro necessário para as próteses de silicone.

Além de conhecer países como Estados Unidos, Japão e China, com os concursos, Grazi realizou um antigo sonho: colocou próteses de silicone. "Se com silicone meus quadris são maiores que o busto, imagina antes. Era um trauma! Só usava sutiã com bojo e enchimento. Teve gente que sugeriu que eu operasse o nariz para ele ficar mais arrebitado. Fui contra. Na minha opinião, as pessoas não devem se descaracterizar", defende a loira, que optou pelas próteses de 240 mililitros em cada seio.
Quem assistiu ao Big Brother Brasil 5 certamente ficou impressionado com o apetite da moça. Os colegas da casa também. A turma começou a reparar que nas refeições o prato maior era sempre o dela. No dia das compras, ela pedia latas de leite condensado e pacotes de biscoito recheado, que devorava numa tarde. Por conta disso, ganhou  o apelido de draga. "Nunca passei fome, mas aprendi a dar valor à comida. Meu pai e minha mãe já trabalharam como boia-fria para não faltar nada na mesa de casa. Não é gula: é não passar vontade, é comer o que tem sem deixar sobra! No BBB comia muito porque estava relaxada. Quando fico ansiosa, não passa nada na garganta", conta a loira, que engordou só um quilo nos três meses de programa e hoje voltou aos 58 quilos.
Mas Grazi, claro, não reclama. O sorriso no rosto virou sua marca registrada, mesmo sem tempo para fazer exercícios e comer direito. No dia das fotos de BOA FORMA, por exemplo, almoçou um sanduíche de queijo com presunto e jantou um caldo verde com duas torradas. "Todo mundo diz que sou linda e eu vou acabar acreditando nisso", ela ri. "Acho que o que as pessoas percebem é meu bom humor. Quando você está de bem com a vida, sua pele e seu cabelo ficam mais bonitos. Você irradia isso... Outro dia. estava no aeroporto de manhã cedo, não tinha dormido direito, estava sem maquiagem e as pessoas disseram que estava linda. O segredo é estar bem com você mesma", ensina. Alguém duvida de que isso não dá certo?

Fonte: Revista Boa Forma, edição 218 - Agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...