5 de julho de 2017

Miss Brasil 1954: Marta Rocha


Manuel Bandeira quando entregava a faixa para Marta Rocha como Miss Brasil de 1954.


Em 26 de junho completou-se 63 anos da eleição de Marta Rocha, realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro concurso oficial de Miss Brasil e participaram do conclave seis candidatas: Marta Rocha (Bahia), Patrícia Lacerda (Distrito Federal), Dorama Cury Nasser (Goiás), Zaida Costa Saldanha (Rio de Janeiro), Lygia Carotenuto (Rio Grande do Sul) e Baby Lomani (São Paulo). O festival e beleza de 1954 foi promovido pelo Diário Carioca e a Folha de São Paulo e teve na comissão julgadora o poeta Manuel Bandeira, o artista plástico Santa Rosa, o romancista Armando Fontes, a escritora Helena Silveira, os jornalistas Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Pompeu Souza. Primeiro as seis candidatas desfilaram de maiô e na sequência de traje de noite. A vencedora representou o Brasil no concurso de Miss Universo de 1954 que aconteceu em Long Beach, na Califórnia, voltou com o segundo lugar. O Miss Brasil de 1954 teve o seguinte resultado: em primeiro lugar Marta Rocha, o segundo lugar foi para Zaida Saldanha do Rio de Janeiro e o terceiro lugar para Lygia Beatriz Carotenuto do Rio Grande do Sul. A carioca Patrícia Lacerda que era uma das favoritas não gostou do resultado e criou a maior confusão. Disse que teve marmelada porque ela era neta do escritor Coelho Neto, parece que Manuel Bandeira tinha certa mágoa dele. Zaida Saldanha tinha participado do concurso de Miss Distrito Federal e perdera para Patrícia Lacerda, mais um motivo para deixá-la furiosa. O fato é que Maria Marta Harcker Rocha do alto dos 1,70 de altura, 95 cm de busto, 60 cm de cintura, 100 cm de quadris, 58 cm de coxa, 21 cm de tornozelo, 57 kg e 21 anos, é para quem entende de Miss, a Mulher do Século. Nunca mais houve uma miss como Marta Rocha.


Fonte: Blog Fernando Machado

2 comentários:

  1. Eu tive a oportunidade de visitar o Quitandinha e foi uma grande emoção adentrar ao espaço onde foi realizado esse e outras edições do Miss Brasil. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa Nelson, acho que todos os fãs de concursos de beleza gostariam, de um dia ver de perto, poder pisar onde nossas inesquecíveis misses já estiveram.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...